A ex-prefeita de Guararema Conceição Aparecida Alvino recebeu, nesta segunda-feira (4), o Colar de Honra ao Mérito Legislativo da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).
A honraria foi entregue das mãos do presidente da Alesp e deputado estadual guararemense, André do Prado, proponente da homenagem. “Hoje, Guararema atingiu os melhores indicadores no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], em mortalidade infantil, além da menor vulnerabilidade social do Alto Tietê. Tudo isso se deve à Conceição, que plantou as sementes”, disse o deputado.
Na última quarta-feira (30), Conceição completou 90 anos de vida, praticamente metade deles dedicados à política, tendo sido prefeita por três mandatos (1989, 1997 e 2004). “A história de Guararema se confunde com a de Dona Conceição”, afirmou André do Prado.
O conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP), Marco Bertaiolli, também reconheceu as transformações socioeconômicas de Guararema com o trabalho da gestora. “Conceição conseguiu, com muita habilidade, transformar uma cidade pequena no interior de São Paulo em uma referência de qualidade de vida e das políticas públicas implementadas”, disse o conselheiro.
Filho de Conceição Alvino, o deputado federal Márcio Alvino (PL-SP) traçou uma linha do tempo, representada pelas autoridades que compuseram a Mesa da Sessão Solene. Entre elas, estavam vários vice-prefeitos com histórias de vida entrelaçadas à de Conceição Alvino, a exemplo do próprio presidente da Alesp. Antes de ser prefeito de Guararema, André do Prado foi vice e secretário de Saúde de Conceição.
“Toda trajetória de um político depende muito de em quem ele se espelha e dos parceiros que durante a vida caminharam ao lado dele”, disse Márcio Alvino em nome da mãe, que, emocionada decidiu poupar a voz durante a solenidade.
O parlamentar, que também foi prefeito guararemense por duas vezes, também lembrou a trajetória política do pai, Sebastião Alvino de Souza. Prefeito de Guararema por dois mandatos nas décadas de 1970 e 80, Sebastião Alvino morreu em plena campanha eleitoral de 1988, vítima de um acidente de carro.
Em entrevista à TV Alesp, antes da solenidade, Conceição Alvino declarou que a homenagem recebida do Legislativo Paulista simboliza uma honra para ela. “Não esperava. Estou muito feliz”, frisou. Sobre o exercício da função de chefe do Executivo guararemense, ela cravou: “Adorei ser prefeita. Se não fosse meu filho querer entrar na política, eu continuaria”, disse rindo.
Em nome dos mais de 50 prefeitos que prestigiaram a Sessão Solene da Alesp, o secretário executivo do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Adriano Leite, também ex-prefeito de Guararema, destacou a “sensibilidade de mulher e de mãe” de Conceição Alvino. “Muitas pessoas se espelham na senhora para continuar transformando a vida das pessoas”, disse Leite.
O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, recordou a ligação política entre as duas famílias. Foi Waldemar da Costa Filho, pai de Neto, quem indicou Conceição para encabeçar a chapa no lugar do marido dela. “Foi um sucesso na administração e no povo que trouxe para a política. Márcio Alvino, André do Prado, todos vieram por causa do trabalho que Conceição desenvolveu”, frisou Valdemar.
A prefeita eleita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, também prestigiou a homenagem. “Essa é uma homenagem muito especial. Dona Conceição fez 90 anos e é um exemplo para todas nós. O Colar é o reconhecimento à trajetória da ex-prefeita Conceição, eleita pela primeira vez em 1989 e que fez a diferença em Guararema. Foi uma das primeiras mulheres a comandar o Poder Executivo na nossa região do Alto Tietê, abrindo caminhos para ampliar a participação e atuação feminina na politica”, disse ela.
A entrega da maior honraria do Legislativo Paulista a Conceição Alvino também atraiu diversos deputados estaduais da Alesp e federais, centenas de vereadores, além de familiares da homenageada.