Em grande parte das vezes, as pessoas deixam para fazer um empréstimo quando a situação financeira já está bem complicada. Em alguns casos, inclusive, com muitas contas atrasadas, o que acaba dificultando a aprovação do crédito, devido ao chamado score baixo.
O score é uma pontuação atribuída a cada consumidor pelos órgãos de proteção ao crédito – como SPC e Serasa. Essa pontuação indica o nível de risco de endividamento que cada pessoa apresenta.
O score pode variar de 0 a 1.000, de forma que quanto maior a pontuação, mais facilidades o consumidor terá para conseguir a aprovação de um empréstimo, cartão de crédito ou financiamento.
A consulta do score de crédito pode ser realizada de forma gratuita pelos consumidores, tanto no SPC quanto no Serasa. Basta acessar os respectivos sites dos órgãos de proteção ao crédito e realizar um cadastro, informando dados pessoais, como nome e CPF.
Ao solicitar um empréstimo estando com o score baixo, provavelmente a pessoa terá o pedido negado, o que não significa que ela não possa conseguir a aprovação no futuro.
Existem algumas práticas que podem ser adotadas pelos consumidores para que o score aumente de forma mais rápida. E elas são compartilhadas pelo próprio Serasa. Confira a seguir.
- Renegocie suas dívidas
- Pague as contas em dia
- Faça mais pagamentos usando o cartão de crédito
- Mantenha seus dados atualizados na Serasa
- Ative a função Conexão Bancária no site da Serasa
- Mantenha o Cadastro Positivo ativo
- Peça crédito com cautela