Categorias
MOGI DAS CRUZES

Debate entre candidatos a prefeito de Mogi começa com propostas e termina em confrontos

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Aconteceu, na noite desta quinta-feira (26), o primeiro debate entre candidatos a prefeito nas Eleições Mogi das Cruzes 2024, organizado pelo Conexão Voto Certo, com o apoio da APP Alto Tietê (Associação de Profissionais de Propaganda) e de um pool de veículos de comunicação que envolveu o Notícias de Mogi, A Semana, Gazeta Popular, Gazeta Regional e Revista Opinião.


O debate contou com a presença de quatro dos cinco candidatos a prefeito: Caio Cunha (PODE), Dr. Roberto Rodrigues (PRTB), Sheila Mantovanni (Mobiliza) e Rodrigo Valverde (PT). A candidata Mara Bertaiolli (PL) também foi convidada, mas recusou a participação alegando outros compromissos de campanha.

Ao longo de quatro blocos, os candidatos puderam apresentar suas propostas para diversas áreas do serviço público, como saúde, segurança, educação, mobilidade urbana, desenvolvimento econômico, entre outros assuntos.


O debate começou de forma bastante propositiva, com os candidatos focando sobretudo na apresentação de seus planos de governo e chegando a trocar, inclusive, alguns cortejos – Rodrigo Valverde e Dr. Roberto Rodrigues disseram que são amigos desde a adolescência e que um admira a trajetória do outro, além disso, Valverde contou que seu filho foi aluno da Professora Sheila Mantovanni e tem profundo respeito por ela, o que foi tido como recíproco pela candidata.


Tanto o primeiro quanto o terceiro bloco – em que os candidatos tiveram que responder perguntas de jornalistas e da população, respectivamente – se destacaram pela apresentação de propostas. Já no segundo e quarto bloco, em que os candidatos fizeram perguntas entre eles, a temperatura subiu um pouco e foi possível conferir alguns confrontos diretos. Entretanto, o clima esquentou mesmo nos últimos momentos do debate, quando cada candidato teve um minuto e meio para fazer suas considerações finais.

O candidato Dr. Roberto Rodrigues, que foi o primeiro a se manifestar, disse que gostaria de aproveitar seu tempo para pedir para o candidato e atual prefeito, Caio Cunha, responder sobre o pedido de cassação aberto contra ele na Câmara, além das acusações de possível envolvimento da Prefeitura de Mogi das Cruzes com o crime organizado, o que rendeu um pedido de direito de resposta por parte de Caio, aprovado pela assessoria jurídica do debate.

Rodrigo Valverde também separou uma parte de seu tempo nas considerações finais para insistir na denúncia de acusação da atual gestão com o crime organizado. Com isto, Caio Cunha solicitou um novo direito de resposta, que novamente foi concedido. “Não posso admitir leviandade, mentira. Em nenhum momento da nossa gestão teve qualquer tipo de contrato com empresa ligada ao crime organizado. Não sou eu que tenho bandido de estimação, que defende alguém que foi condenado e se livrou da pena. Agora o cara quer ser prefeito, daqui a pouco vai oferecer picanha”, disse o atual prefeito.

Por conta da fala de Caio Cunha, Rodrigo Valverde solicitou direito de resposta e foi atendido pela assessoria jurídica. “A minha afirmação foi clara. Está sendo investigada uma pessoa, que estaria sendo candidata a vereadora e foi indiciada por ligação com o crime organizadora. Essa pessoa tem fotografias com o atual prefeito e foi nomeada comissionada por ele”, disse o petista em seu direito de resposta.

A ausência da candidata Mara Bertaiolli também foi bastante criticada pelos quatro candidatos. “Aqui do meu lado a gente tem um vácuo, um púlpito sem ninguém e eu acredito que não é isso que Mogi das Cruzes deseja pelos quatro anos. Não dá para acreditar em uma pessoa que não firma compromissos com a cidade”, disse Sheila Mantovanni.

“Infelizmente não está presente aqui a Mara. Ela poderia vir aqui esclarecer essa infinidade de denúncias contra o grupo dela. O que o senhor tem a comentar sobre a ausência da candidata?”, perguntou Roberto Rodrigues, a Rodrigo Valverde, que respondeu: “É lamentável a gente ter a ausência de uma candidata. Não tem nada mais importante em uma campanha eleitoral que o debate. Se faltou, é porque é mais uma candidatura fake news”.

“Democracia é isso. As pessoas podem falar o que quiser, podem mentir, usar a estratégia que for, mas tem que estar disposto a vir em um espaço democrático como esse”, disse Caio Cunha, parabenizando os outros quatro candidatos pela “coragem”.

Clique aqui para assistir ao debate na íntegra

Compartilhe essa notícia: