Na manhã de quarta-feira (24), o 1º Batalhão da Polícia Militar Ambiental deflagrou um mandado de busca e apreensão a uma fábrica clandestina de balões, no bairro Chácaras Guanabara, em Guararema.
A ação realizada pela PM/SP ocorreu em cumprimento da Operação Huracan, que visa a prevenção de queimadas e incêndios florestais.
No local foram encontradas diversas máquinas pesadas utilizadas para a confecção de balões, além de rolos de papel de seda e outros materiais típicos da confecção do item.
A Prefeitura de Guararema prestou apoio à ação da PM, disponibilizando máquinas para a retirada dos equipamentos do local.
Um homem, que estava na residência na hora da investida da Polícia Ambiental, foi encaminhado para o Departamento de Polícia.
Fabricar e soltar balões é crime e a pena tanto para quem fabrica, quanto para quem solta vai de 1 a 3 anos de prisão. A soltura de balões também é prejudicial ao meio ambiente e à saúde da população, pois gera alto risco de queimadas.
A denominação da Operação Huracan faz alusão à mitologia maia, que define Huracan como o deus responsável por catástrofes naturais com a invocação de elementos como o vento, fogo e terra.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: