A Receita Federal paga, nesta sexta-feira (28), restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de lote residual de anos anteriores a 290.934 contribuintes, no valor total superior a R$ 344 milhões.
De acordo com o órgão, os lotes residuais de restituição são de contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências.
O pagamento será feito na conta bancária indicada na Declaração do Imposto de Renda ou por chave Pix.
O valor da restituição do Imposto de Renda é atualizado pela taxa Selic a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito.
Consulta Restituição do Imposto de Renda
Para fazer a consulta, o contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Se for detectada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo informações.
O aplicativo da Receita para tablets e smartphones permite consulta sobre a liberação das restituições e situação do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Caso o crédito não seja depositado na data, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O resgate deve ser feito pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos>Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Imposto de Renda 2023
Os contribuintes poderão enviar a declaração do Imposto de Renda 2023 para a Receita Federal até o dia 31 de maio, mesmo dia em que terá início o calendário de restituição. Confira a seguir:
- 1º Lote: 31 de maio
- 2º Lote: 30 de junho
- 3º Lote: 31 de julho
- 4º Lote: 31 de agosto
- 5º Lote: 29 de setembro
*com informações da Agência Brasil