A Prefeitura de Itaquaquecetuba realizou, na última na semana, um encontro com o Governo de SP para definir estratégias de prevenção às ameaças de violência no ambiente escolar.
Segundo a administração municipal, as demandas que devem ser implantadas nas escolas estaduais envolvem portas com detector de metais, mais policiamento para as rondas escolares e programas como o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).
“Articulamos a segurança por meio das estatísticas e estreitamos forças junto à comunidade escolar. Assim como o governo estadual, o município também quer manter a cidade longe do risco de atentados. Levar o filho para a escola e ter a certeza de que ele voltará para casa bem é um direito”, disse o prefeito, Eduardo Boigues.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Itaquaquecetuba, trabalhos de prevenção relacionados à segurança nas escolas já acontecem no município desde o início do ano letivo por meio da GCM.
A administração municipal afirmou que também mantém trabalhos como o programa Sementinha do Guard (Grupo Unido de Apoio na Ação de Resistência às Drogas) e a implantação do Núcleo de Atenção à Mulher que atende funcionárias das escolas, mães e estudantes.
Além disso, segundo o executivo, a Secretaria de Educação orienta as unidades escolares a realizarem atividades de combate ao bullying e campanhas voltadas para temas contra o racismo, intolerância religiosa e respeito às diferenças de gênero.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: