Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, e representantes da empresa Atlântica, concessionária responsável pelo Terminal Rodoviário Geraldo Scavone, assinaram na manhã desta quinta-feira (16) o documento para dar início a uma nova etapa das obras para a construção do Complexo Viário na região da praça Kazuo Kimura, localizada no Mogilar e popularmente conhecida como “Rotatória do Habibs”.
De acordo com a administração municipal, os trabalhos serão de responsabilidade da empresa concessionária, como contrapartida (mitigação) para os investimentos na área do Terminal Rodoviário, que receberá unidades das empresas Joli e Cobasi.
As intervenções que serão realizadas pela empresa compreendem a eliminação da rotatória, que será substituída por um cruzamento, a implantação de transposições sobre o córrego Lavapés, a abertura do canteiro central da avenida Francisco Rodrigues Filho na altura da avenida Antônio de Almeida e outras intervenções que transformarão a região em um novo sistema viário.
A previsão da Prefeitura de Mogi das Cruzes é que o novo complexo esteja em funcionamento até o início do próximo ano.
“Estamos tirando mais um projeto do papel e resolvendo um problema crônico de nossa cidade. Recebemos os representantes da Atlântica para assinarmos o início uma nova etapa das obras para retirada da rotatória, que será executada nos próximos meses. É uma demanda antiga que vai desafogar o trânsito naquela região da cidade”, disse Caio Cunha.
As obras na região foram iniciadas com a construção de uma nova avenida ligando a rua Professor Ismael Alves dos Santos à avenida Yoshiteru Onishi. Segundo a administração municipal, todas as autorizações ambientais para a implantação das transposições sobre o córrego Lavapés já foram obtidas junto aos órgãos responsáveis. As estruturas serão de material pré-moldado e a previsão é que a colocação seja feita no início do segundo semestre deste ano.
Serão implantadas transposições na altura da rua Newton Straube e da nova via que está sendo construída pela Prefeitura e ligará a avenida Professor Ismael Alves dos Santos à avenida Yoshiteru Onishi.
“A implantação das transposições é uma etapa fundamental para que sejam iniciados os trabalhos de retirada da rotatória e implantação do cruzamento semaforizado. Todas as etapas burocráticas já foram vencidas, o que trará agilidade à execução dos trabalhos”, afirmou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres.
Após a retirada da rotatória, as conversões à esquerda para os veículos que circulam pela avenida Francisco Rodrigues Filho e desejam acessar as avenidas Manoel Bezerra de Lima Filho e Yoshiteru Onishi serão proibidas. Estes movimentos de tráfego serão possíveis com a utilização da nova via que está sendo aberta unindo a rua Professor Ismael Alves dos Santos e a avenida Yoshiteru Onishi.
Outra opção será a transposição do córrego Lavapés que será construída na altura da rua Newton Straube e permitirá a saída de veículos da Vila Nova Mogilar pela avenida Yoshiteru Onishi em direção ao Centro Cívico.
Com o objetivo de facilitar a mobilidade dos moradores dos condomínios localizados na pista marginal da avenida Francisco Rodrigues Filho, o canteiro na altura do cruzamento com a avenida Antonio de Almeida será aberto, permitindo o acesso direto sem que os veículos precisem passar pela região da rotatória.
De acordo com a administração municipal, todas as obras serão realizadas por etapas, com planejamento para minimizar o impacto para os motoristas que circulam pela região.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: