A Secretaria Municipal de Saúde de Suzano promove, neste sábado (4), um mutirão para atualizar a caderneta de vacinação dos moradores do município, com o objetivo de introduzir ou complementar as doses de imunizantes presentes no Calendário Nacional de Vacinação.
A ação acontecerá das 8h às 16h, nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Vila Amorim e Vila Fátima, e também na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Benta.
De acordo com a administração municipal, o público-alvo da campanha são as pessoas que estão com atraso nas dosagens ou que não possuem registros de vacinação.
No momento da imunização, o paciente deve apresentar documento de identificação pessoal com foto, CPF, cartão SUS e comprovante de endereço.
A Prefeitura de Suzano espera que mais de 500 pessoas compareçam ao mutirão deste sábado, o que representaria mais do que o dobro de participações que foram registradas na ação de outubro, que imunizou 244 suzanenses.
A diretora de Vigilância em Saúde da pasta, Maria Cristina Perin, afirmou que o aumento da cobertura impede que doenças façam parte do cotidiano da população. “No momento, as baixas adesões no Brasil estão contribuindo para o ressurgimento de enfermidades que estavam erradicadas, como é o caso do sarampo, e elevam as chances de introdução de outras doenças, como a poliomielite”, disse.
Confira os endereços das unidades de saúde a seguir:
- UFSs Vila Amorim (rua Professor Jeremia, 456, Vila Urupês);
- UFS Vila Fátima (rua Nicácio da Silva Bastos, 75, Parque Buenos Aires);
- UBS Dona Benta (rua Presbítero de Oliveira, 35).
Vacinação domiciliar
A partir deste sábado (4), a Secretaria Municipal de Saúde inicia uma nova força-tarefa para aumentar a cobertura vacinal em Suzano. Serão mobilizados 20 profissionais para realizar visitas aos domicílios com o intuito de avaliar a situação das cadernetas dos membros da família e fazer a aplicação dos imunizantes que estejam em atraso, independentemente da idade. As vacinas que serão oferecidas protegem contra poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, Covid-19, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e febre amarela.
Os agentes percorrerão durante dez sábados consecutivos, entre 8 e 16 horas, alguns dos bairros com menor cobertura do município: Jardim Monte Cristo, Jardim Imperador, Parque Suzano, Jardim das Lavras, Vila Fátima, Jardim Alterópolis, Jardim Margareth, Cidade Boa Vista e Jardim Revista. Nestes locais será verificado nas residências se há atrasos de vacinas de outras doenças, além das já citadas, para registro em documento e posterior acompanhamento pela unidade de saúde de referência.
Os três primeiros sábados (04/03, 11/03 e 18/03) serão dedicados às visitas na região central; os três seguintes (25/03, 01/04 e 08/04) contemplarão os bairros da região norte. Posteriormente, será a vez da região sul, onde os agentes marcarão presença nos outros sábados do mês de abril (15/04, 22/04 e 29/04). O último dia destinado à ação (06/05) ainda não tem local definido.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: