A Caixa Econômica Federal anunciou, no último mês, um programa que incentiva a atuação da força feminina brasileira no mercado de trabalho. Além de cursos de capacitação, é oferecido empréstimo de até R$ 5 mil para mulheres empreendedoras.
Chamado de Emprega + Mulheres, o programa, que é realizado em parceria com o Sebrae, conta com uma modalidade de crédito oferecida pelo Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital), atualmente sob comando da Caixa.
Para fazer o empréstimo, a mulher terá de se formalizar como microempreendedora individual (MEI), realizar um curso e então receber a linha de crédito.
O banco informou que, no total, vai disponibilizar R$ 1 bilhão para esta finalidade. O público estimado de mulheres que poderão se beneficiar é de 30 milhões, entre empreendedoras formalizadas e também não formalizadas.
De acordo com a presidente da Caixa, Daniella Marques, mesmo mulheres negativadas – ou seja, com o “nome sujo” – poderão ter acesso à nova linha de crédito “Caixa pra Elas Empreendedoras”, desde que formalizem seu negócio, se tornando microempreendedoras individuais.
Além das linhas de crédito, Caixa e Sebrae vão promover ações de atendimento ao empreendedorismo feminino em todo o país, com cursos de capacitação e orientações para o desenvolvimento de negócios.
Ainda segundo a Caixa, a ideia é promover uma rampa de acesso para o empreendedorismo feminino, com cursos de capacitação, orientações para formalização e incentivo para abertura de negócios específicos.
As informações para acesso ao programa Caixa Para Elas Empreendedoras estão disponíveis na página do banco.