Categorias
BRASIL

Quem trabalhou entre 71 e 88 pode ter cotas do PIS Pasep disponíveis para saque



Muita gente não sabe, mas pode ter cotas do PIS Pasep disponíveis para saque. Nesta matéria, você vai tirar todas as dúvidas sobre o pagamento e aprenderá a consultar se tem direito ao benefício.



O PIS é um programa criado para a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. Já o Pasep, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público é um programa com o qual União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios contribuem com o fundo destinado aos empregados do setor público. O pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, ao passo que o Pasep é pago pelo Banco do Brasil.



O Fundo PIS Pasep é resultante da unificação dos fundos constituídos com recursos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).



Os valores que compõem o PIS Pasep são arrecadados em fundos próprios do programa, para o fundo de amparo ao trabalhador. Os valores voltam para o trabalhador no formato do benefício do PIS Pasep de acordo com os meses trabalhados. Para receber o benefício, o trabalhador deverá ter trabalhado no mínimo 30 dias com carteira assinada por empresa no ano-base.



Quem tem direito às cotas do PIS Pasep

Os valores depositados referentes ao Programa de Integração Social, distribuído pelas empresas aos empregados cadastrados no programa entre 1971 até 04/10/1988 estão disponíveis para saque.

Todos os participantes cadastrados no Fundo PIS Pasep que possuam saldo de cotas podem realizar o saque integral dos valores. Na hipótese de morte do titular, o saldo da conta será disponibilizado aos seus dependentes ou sucessores previstos na lei civil.

DPU cobra Caixa

No início deste mês, a DPU (Defensoria Pública da União) solicitou, por meio de ofício, que a Caixa Econômica Federal faça ampla divulgação do assunto, para que os cidadãos sejam comunicados sobre seus direitos.

“Entendemos que a publicidade feita pela Caixa sobre o assunto até hoje é insuficiente porque muitas pessoas ainda desconhecem esse direito de levantar o valor relativo ao PIS Pasep”, disse o defensor nacional de direitos humanos, André Porciúncula, que assinou o ofício enviado ao banco.

Porciúncula alerta ainda que o grande problema da falta de informação é que depois de cinco anos sem o levantamento desses valores o dinheiro será considerado “abandonado” e passará a ser de propriedade da União.

Como consultar o PIS Pasep

Os trabalhadores podem consultar se tem direito às cotas do PIS Pasep por meio dos canais do Ministério do Trabalho e Previdência (aplicativo Carteira de Trabalho Digital, site oficial ou telefone 158).

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

Compartilhe essa notícia: