Categorias
EMPREGOS

Concurso Polícia Civil SP 2022: saiu edital com 2,5 mil vagas de escrivão e investigador



A Polícia Civil SP (PC SP) lançou, neste sábado (19), dois editais para a contratação 2,5 mil policiais que irão atuar em todas as regiões do Estado. Serão ofertadas 1,6 mil vagas para a carreira de escrivão de polícia e 900 para investigadores.



Os novos certames foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado. A princípio, o aval para a realização do concurso da Polícia Civil SP havia sido liberado em 2019, no entanto, a seleção acabou não ocorrendo por conta da pandemia de Covid-19. Em outubro de 2021, o governador João Doria publicou uma nova autorização para o certame.



Entre os pré-requisitos para participar do concurso da Polícia Civil SP estão: ter no mínimo 18 anos completos; ser brasileiro  nato, naturalizado ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto da igualdade entre brasileiros e portugueses; não ter antecedentes criminais; estar em dia com serviço militar e com os direitos civis e políticos, ter habilitação, no mínimo, na categoria “B” para condução de veículos automotores e possuir diploma de graduação, expedido por entidade de ensino oficial ou reconhecida, devidamente registrado ou, na falta deste, certificado de colação de grau. 



Os cargos de escrivão e investigador da Polícia Civil SP contam com remuneração de R$ 4.716,85.



As vagas em ambos os certames foram regionalizadas (veja abaixo), o que facilita para os candidatos ficarem nas regiões que preferirem e 5% delas são destinadas, conforme a lei, as pessoas com deficiência. 

Inscrição e provas

As inscrições para o concurso da Polícia Civil SP estarão abertas a partir das 10h do próximo dia 3 até às 23h59 de 1 de abril e terão que ser realizadas, exclusivamente, pelo site da Fundação Vunesp, onde também serão disponibilizados os editais da seleção. O valor da taxa para participar é de R$ 105,50.

Os concursos serão realizados em cinco fases que incluem: prova preambular, prova escrita, comprovação de idoneidade e conduta (mediante investigação social), prova oral e prova de títulos.

As etapas seguintes incluem as nomeações e posse e, posterior, início do curso na Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol), com duração média de seis meses.

Preparação para o concurso

Para conferir mais vagas em Mogi das Cruzes e região, acesse nossa editoria de Empregos ou então entre em nosso Grupo no Facebook

Compartilhe essa notícia: