Categorias
CULTURA

Aberta a troca de ingressos para o documentário ‘Mário: um Modernista em Mogi’



Neste domingo (23), às 19h, será lançado no Theatro Vasques, em Mogi das Cruzes, o documentário “Mário: um Modernista em Mogi”. O filme foi produzido especialmente para a programação em homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, que tem início oficial neste sábado (12).



De acordo com a administração municipal, os interessados em acompanhar a estreia podem trocar ingressos por pacotes de absorventes, diretamente no Centro Cultural de Mogi das Cruzes (Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, Centro), das 9h às 18h. 



O documentário tem 40 minutos de duração e é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Ele aborda aspectos da Semana de Arte Moderna, que é tida como a primeira manifestação coletiva pública na história cultural brasileira e traz curiosidades, como a passagem de Mário de Andrade por Mogi das Cruzes, no ano de 1936. 



Artista multifacetado, o poeta, romancista, musicólogo, historiador de arte, folclorista e crítico veio à cidade para filmar as peculiaridades da Festa do Divino Espírito Santo. O encantamento com a festa, sua religiosidade, sons e batuques renderam um pequeno filme e um artigo intitulado “A Entrada dos Palmitos”, que foi publicado na Revista do Arquivo Municipal de São Paulo.



Segundo a Prefeitura, os absorventes arrecadados com a troca de ingressos serão encaminhados ao Fundo Social de Mogi das Cruzes, que tem a campanha Tia Chica, de combate à pobreza menstrual. Assim, eles são distribuídos a pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio das instituições sociais, associações de bairro e lideranças cadastradas junto ao órgão. 

O Theatro Vasques, onde será feita a primeira exibição do documentário, fica na rua Dr. Corrêa, 515, também no Centro. A Secretaria de Cultura afirma que está cumprindo protocolos sanitários, portanto os espaços culturais estão operando com no máximo 70% de ocupação e o uso de máscaras é obrigatório durante todo o tempo das atividades.

Semana da Arte Moderna

A programação para homenagear os 100 anos da Semana de Arte Moderna vai se estender de 12 a 19 de fevereiro. Intitulada “Contexto e Protagonismo – 100 anos da Semana de 22”, a agenda vai reunir nove atrações, entre palestras, exibição de filme, oficina, exposição, bate-papo e sarau. Todas as atividades são gratuitas e a entrada do público deverá obedecer a protocolos sanitários. Veja a programação completa.

Clique aqui e confira mais notícias de cultura

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: