Com 77% da população adulta já tendo recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 28,8% totalmente imunizada, Mogi das Cruzes segue registrando queda nos índices de mortes e casos confirmados da doença.
Dados atualizados pela Prefeitura às 10h desta terça-feira (10) indicam que, na última semana, entre 2 e 8 de agosto, foram contabilizados 285 novos casos de coronavírus na cidade. A média é a menor das últimas 11 semanas e o período pode ser ainda maior – uma inconsistência no sistema de dados da administração municipal impossibilita a interpretação correta de casos registrados entre abril e maio deste ano.
Confira, no gráfico abaixo, as estatísticas de casos de Covid-19 em Mogi das Cruzes nas últimas semanas:
Também na última semana foram contabilizados 10 novos óbitos por Covid-19 em Mogi das Cruzes, no entanto, segundo a Prefeitura, dois deles estavam “represados”, ou seja, aconteceram em datas anteriores. O número de vítimas se aproxima das médias registradas até o fim do ano passado, antes do período mais fatal da doença na cidade – entre março e abril de 2021, chegaram a ser registrados 75 mortes por coronavírus em uma única semana.
Mesmo tendo reduzido o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria nos hospitais, Mogi permanece com a ocupação hospitalar relativamente baixa. Dos 114 leitos de UTI existentes nas redes pública e privada, 40 estão ocupados, ou seja, 35,1%. Com relação aos leitos de enfermaria, dos 182 leitos existentes na cidade, 36 estão ocupados, o que equivale a 19,8%.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que aplicou, até o momento, 354.912 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 258.174 primeiras doses, 86.789 segundas doses e 9.949 doses únicas.
Vale lembrar que, apesar da queda nas médias de casos e óbitos em decorrência da doença em Mogi das Cruzes, as medidas de combate à disseminação do vírus seguem em vigor, como evitar aglomerações, utilizar máscara e álcool gel.