Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi das Cruzes anuncia novas ações de combate à Covid-19

Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Na mesma ocasião em que anunciou o médico Zeno Morrone como novo secretário municipal de saúde, nesta segunda-feira (26), o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, anunciou mais ações de combate à Covid-19 na cidade. Segundo a administração municipal, o trabalho será realizado em várias frentes: pré-Covid e pós-Covid, monitoramento dos casos e otimização da assistência aos pacientes internados.


Entre as ações voltadas para pessoas com sintomas, uma das novidades será a reativação do Disque COVID, com atendimento telefônico pelo 4798-5160 para tirar dúvidas e obter orientações para casos leves e contactantes. 


Outro anúncio foi a ampliação de cinco para seis o número de unidades referência para o primeiro atendimento à doença. São elas: UBSs Vila Suíssa, Ponte Grande, Jardim Camila, Alto Ipiranga, Jardim Universo e a UnicaFisio, ao lado do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes

Leia também:  Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia operação com drones para combater o Aedes aegypti

“Em todas essas unidades teremos uma reorganização de fluxos para que os pacientes em busca de outros atendimentos não tenham qualquer contato com os suspeitos de Covid-19”, afirmou o prefeito. Os novos protocolos serão aplicados também nas três UPAs 24 horas, para as quais estão sendo adquiridos três novos ventiladores mecânicos.


A nova estratégia da Prefeitura contará com suporte de um novo exame, o swab/antígeno, para detecção do vírus por meio da coleta de material das vias aéreas do paciente, com resultado em 20 minutos. 

Outra novidade anunciada pela administração municipal foi a ampliação do Centro de Monitoramento da Covid-19, que passará a contar com uma equipe multidisciplinar formada por 23 colaboradores. Eles atuarão do Hospital Municipal para atualização de informações como notificação de casos suspeitos; acompanhamento clínico em prontuário de todos os casos positivos notificados; rastreamento (busca ativa) de contactantes e oferta de testagem; finalização das notificações; avaliação e referenciamento ao serviço de pós-Covid.

Leia também:  Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia operação com drones para combater o Aedes aegypti

De acordo com a Prefeitura, a UBS Vila Suíssa e a UnicaFisio atuarão, ainda, como unidades de serviço avançado para Covid-19, ampliando o uso da tomografia computadorizada na busca de diagnósticos mais precisos e o acompanhamento da saturação de O2 por meio de oxímetros de pulso.

Também foi anunciado o novo Centro de Recuperação Pós-Covid, que funcionará inicialmente na Única de Jundiapeba e no NAF, no Mogilar, para depois ocupar parte do imóvel em construção no bairro do Rodeio, onde está sendo construído o CIAS (Centro Integrado de Assistência à Saúde), ao lado da UPA. “O Estado já dispõe de um serviço como este, mas Mogi das Cruzes será a primeira cidade a contar com  atendimento próprio”, informou o secretário de Gabinete, Lucas Porto. 

Leia também:  Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia operação com drones para combater o Aedes aegypti

Entre as especialidades prevista para atendimento aos pacientes com sequelas da infecção pelo novo coronavírus estão Endocrinologia, Vascular, Cardiologia, Pneumologia, Neurologia, Dermatologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia

Também participaram da apresentação a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler, o presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Otto Rezende, e os vereadores José Francimário Vieira de Macedo Marcos Furlan.

Compartilhe essa notícia: