A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que a Secretaria Municipal de Saúde prosseguirá, nesta quinta (25) e sexta-feira (26), com a aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19 para idosos com 72 anos ou mais.
O atendimento será realizado no drive-thru do Pró-Hiper, no Mogilar, e também nos 19 postos de saúde previamente definidos: UBS Alto Ipiranga, UBS Botujuru, UBS Braz Cubas, UBS Jardim Camila, UBS Jardim Ivete, UBS Jardim Maricá, UBS Jardim Universo, UBS Mineração, UBS Nova Jundiapeba, UBS Ponte Grande, UBS Sabaúna, UBS Santa Tereza, UBS Santo Ângelo, UBS Vila da Prata, UBS Vila Jundiaí, UBS Vila Moraes, UBS Vila Natal, UBS Vila Nova Aparecida e UBS Vila Suissa.
De acordo com a administração municipal, serão distribuídas senhas de acordo com o número de doses disponíveis em cada ponto de vacinação e, assim que as pessoas retirarem a senha, não há necessidade de permanecer na fila, o que pode provocar aglomeração.
Vale lembrar que, para tomar a primeira dose, o idoso deve comparecer munido de RG ou documento com foto, CPF e comprovante de endereço. Quem puder, deve adiantar o pré-cadastro no site Vacina Já.
De acordo com dados da Prefeitura de Mogi das Cruzes, até o momento, 30.222 pessoas já foram vacinadas contra o coronavírus na cidade, sendo que 10.538 já receberam inclusive a dose.
Esclarecimentos
A administração municipal afirmou que o Governo do Estado não informa com antecedência adequada a quantidade de vacinas que será entregue à cidade. Segundo a Prefeitura, os lotes chegam com pouco tempo hábil para o planejamento, mas o município deve cumprir as determinações do calendário estadual e atender os grupos prioritários determinados pelo Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.
“Por conta de deficiências nacionais no programa de vacinação, a cidade não recebe as quantidades suficientes para cada faixa etária. Quando uma nova faixa etária começa a ser vacinada – por exemplo, os idosos de 72 anos – todos os cidadãos mais velhos que ainda não receberam a imunização antes também podem tomar a vacina. Por isso, a vacinação sempre indica a faixa etária ‘ou mais'”, diz a nota divulgada pela administração municipal.
A Prefeitura reforça que é fundamental que as pessoas acompanhem a programação de vacinação da cidade. Nesta quarta-feira (24), por exemplo, o governador João Doria anunciou a imunização de policiais e professores, além de idosos com 69 a 71 anos a partir de sexta-feira (26), no entanto, essas datas referem-se ao início da distribuição das doses pelo Estado. A aplicação efetiva das vacinas segue o cronograma dos municípios. Por isso, antes de sair para se vacinar, é necessário verificar as datas e as faixas etárias que serão atendidas.