Categorias
BRASIL

Enem não deve ser adiado em nenhuma cidade, diz presidente do Inep



O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Alexandre Lopes, afirmou, nesta quinta-feira (14), que não há previsão de adiamento da aplicação do Enem em nenhum município.



Sobre a possibilidade de adiar a aplicação do exame em Manaus (AM), cidade que vem enfrentando sérias dificuldades para lidar com o aumento de internações por Covid-19, Lopes disse que não há, até o momento, nenhuma decisão. “Há apenas discussão.”



“A situação do Amazonas é diferenciada. Durante a semana entramos em contato com governador e outras autoridades. O diálogo é aberto. Um bom ambiente de discussão para chegarmos a uma solução”, informou o presidente por meio de áudio enviado à Agência Brasil.



Segundo ele, o Inep recorrerá de eventuais decisões judiciais contrárias à aplicação da prova. Sobre a possibilidade de decretos locais, proibindo a realização do Enem, Lopes disse que os prefeitos têm de saber que é grande o risco de não se conseguir realizar o exame em outras datas.



“Não podemos assegurar isso a todas cidades. Se as autoridades proibirem a realização das provas, não poderemos assegurar que vai conseguir aplicar a prova em outras datas. E se não for possível fazer a reaplicação, [os candidatos] vão perder o Enem 2020. Só vão poder fazer o Enem 2021”, disse ele referindo-se às várias etapas de impressão e logística necessárias para a realização do Enem. 

Além disso, “o Enem é base para as políticas de acesso a universidades privadas por meio de bolsas e de financiamento estudantil”, complementou.

Enem 2020

O Enem 2020, que seria realizado no ano passado, acabou ficando para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus.

A atual edição impressa do Enem será nos dias 17 e 24 de janeiro. Num projeto piloto, o exame será realizado também numa versão digital para 100 mil inscritos, desta vez nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Ao todo, 5.783.357 inscritos foram confirmados.

Em alguns casos específicos, como quando houver problemas estruturais no local das provas, o exame poderá ser reaplicado. As datas para isso são 24 e 25 de fevereiro. Nessas datas, as provas serão aplicadas também para as pessoas que estiverem privadas de liberdade.

Os inscritos podem consultar o cartão de inscrição na Página do Participante e também pelo aplicativo oficial do Enem. Através do cartão, é possível verificar o local de prova, o número de inscrição e o registro da hora e data do Enem. Consta, ainda no cartão, a confirmação de que o participante que pediu atendimento especializado será atendido. O mesmo serve para o inscrito que solicitou o tratamento pelo nome social.

O resultado do Enem está marcado para ser divulgado em 29 de março.

*com informações da Agência Brasil

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: