O Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) oficializou, nesta sexta-feira (17), a aquisição de um lote de 18.240 kits de testes rápidos para o novo coronavírus (Covid-19). A compra, feita de forma coletiva, atenderá a 11 cidades consorciadas e o material deverá estar disponível até o próximo dia 5.
De acordo com o consórcio, o volume de kits adquiridos atende a solicitação feita pelas cidades, que farão uso dos testes conforme um Protocolo Regional definido pela Câmara Técnica de Saúde do Condemat, com prioridade para profissionais da saúde sintomáticos e pacientes que apresentam sintomas respiratórios mais severos.
“As cidades estão empenhadas em adotar todos os cuidados de higiene e de convívio social pertinentes à quarentena. Por isso, o uso dos testes seguirá o protocolo regional, que se ampara nas recomendações do Ministério da Saúde”, explica o presidente do Condemat e prefeito de Guararema, Adriano Leite.
Os testes adquiridos pelo Condemat são do laboratório Celer Biotecnologia e possuem aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A eficácia chega a 97% quando usado no período de 5 a 8 dias de sintomas. O resultado sai em 15 minutos.
Como cada kit de teste rápido custa R$ 91, o investimento total foi de de R$ 1.659.840,00.
As cidades que participam da compra coletiva de testes rápidos para Covid-19 são Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano. Confira a distribuição abaixo.