Categorias
ALTO TIETÊ

Operação combate parcelamento irregular e descarte clandestino de resíduos em Suzano

Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba notícias da sua cidade pelo celular!

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu nesta terça-feira (29) uma operação para coibir práticas ilegais de divisão do solo e descarte indevido de lixo na Estrada dos Fernandes — via que conecta o município ao ABC Paulista.


A região, situada na divisa com Ferraz de Vasconcelos e alvo de degradações ambientais desde 2015, voltou a ser monitorada após surgirem novas evidências de atividades clandestinas às margens do rio Guaió.


De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Suzano, a iniciativa, realizada em parceria com o Grupo de Fiscalização Integrada (GFI) do consórcio Alto Tietê Cabeceiras, constatou que caminhões têm utilizado a área para despejo irregular de entulhos e outros resíduos. O trecho afetado está inserido tanto em uma Área de Proteção de Mananciais (APM) quanto em uma Área de Preservação Permanente (APP).

Leia também:  Homem é preso pela GCM de Suzano por violência doméstica no Jardim Suzanópolis

As investigações apontam que os veículos, em sua maioria, são oriundos de municípios do ABC Paulista — como Mauá e Diadema — e da zona leste da capital, a exemplo de Sapopemba. Durante a fiscalização, foram identificados ao menos dez terrenos em processo ilegal de comercialização. Com cerca de mil metros quadrados cada, esses lotes estão situados em uma zona rural, onde a legislação vigente exige uma subdivisão mínima de 20 mil metros quadrados.


Ainda segundo a Prefeitura de Suzano, além do fracionamento irregular, os agentes não encontraram registros cartoriais dos imóveis, apenas contratos informais de compra e venda, o que configura infração às normas urbanísticas e ambientais.

Leia também:  4ª edição do ‘Mega Dia das Mães’, em Suzano, terá início na próxima sexta

A diretora de Controle e Fiscalização Ambiental de Suzano, Solange Wuo, destacou a importância da operação para conter o avanço de crimes ambientais recorrentes na região. “Não podemos permitir que o parcelamento irregular continue degradando nossas áreas de proteção de mananciais. A operação de fiscalização é fundamental para preservar o meio ambiente e garantir a legalidade no uso do solo”, afirmou.

A ação contou com a participação de diversos órgãos, incluindo a Polícia Militar Ambiental, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (por meio do Departamento de Fiscalização e Biodiversidade), Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SP), Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Suzano, além de fiscais das secretarias municipais de Manutenção e Serviços Urbanos e de Posturas.

Leia também:  CPTM anuncia suspensão da Operação Paese entre Suzano e Jundiapeba

Durante a vistoria, também foi descoberto um comércio operando de forma irregular. O estabelecimento funcionava sem alvará e, no interior, os fiscais encontraram máquinas caça-níqueis e outras infrações administrativas. Os responsáveis foram encaminhados à Delegacia Central para prestar depoimento.

Compartilhe essa notícia: