Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!
O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, afirmou nesta quarta-feira (2) que uma das principais metas da instituição para este ano será a atualização do sistema Pix, com a inclusão de novos recursos e o aperfeiçoamento de funcionalidades já existentes. A declaração foi feita durante um evento comemorativo pelos 60 anos do BC.
Entre as inovações reveladas por Galípolo está o lançamento do Pix Garantido, modalidade de empréstimo que vem sendo desenvolvida desde o ano passado e que permitirá o uso do Pix como garantia em operações de crédito.
A proposta é que empresas possam utilizar recebíveis futuros como caução para obter empréstimo em condições mais vantajosas. A garantia de uma linha de crédito permite que a instituição financeira tome bens e recursos para cobrir eventuais calotes.
O BC esclareceu que o empréstimo com Pix em garantia será voltado apenas para estabelecimentos comerciais e empresas, sem mudanças na forma como as pessoas físicas usam o Pix.
A novidade poderá baratear os juros das linhas de crédito e está prevista para entrar em vigor em 2026. Segundo o BC, o lançamento ocorrerá somente no ano que vem porque a ferramenta exige uma infraestrutura mais complexa.
Empréstimo para negativados
Pix parcelado
Outra frente de atuação destacada foi o Pix por aproximação, cuja utilização passou a ser obrigatória em fevereiro deste ano. De acordo com o presidente, o BC também está trabalhando para lançar o Pix Parcelado, previsto para setembro.
Essa última funcionalidade funcionará de maneira similar ao cartão de crédito parcelado. O vendedor continuará a receber o valor integral da transação de forma imediata, enquanto o consumidor contratará um empréstimo pessoal para quitar a compra em prestações. Segundo Galípolo, “o Pix parcelado deverá oferecer juros mais baixos que o dos cartões”.
Segundo o BC, a ferramenta deverá estimular o uso do Pix no varejo para a compra de bens e serviços de valor mais elevado, favorecendo quem não tem acesso a esse tipo de operação. O Pix parcelado poderá ser usado para qualquer tipo de transação Pix, inclusive para transferências.