Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba notícias da sua cidade pelo celular!
Estreia, em abril deste ano, o curta-metragem de ficção ‘A.mare’, dirigido pelo cineasta Rodrigo Campos, que resgata a história da imigração italiana em Mogi das Cruzes. Ambientado durante a Ditadura Militar, o filme retrata os conflitos geracionais e de costumes de uma família da zona rural do município.
Para a escrita do roteiro, o diretor uniu a história da Vila Taquarussu – originalmente formada por uma colônia de imigrantes italianos em meados do século XX -, com a própria trajetória familiar, vinda de uma comuna da Itália para Mogi.
O enredo acompanha a matriarca Amabile, mãe de Paolo, Abílio e Constanza, esta que se rebela contra os costumes de uma sociedade cheia de preconceitos e autoritária. A tentativa de romper essas estruturas, porém, gera uma série de intrigas internas, em uma analogia às lutas sociais latentes nas grandes cidades da época. Cabe, então, aos netos de Amabile pensarem em uma alternativa criativa para unir a família, apesar das mais profundas diferenças.
Além de Luluh Pavarin (Amabile) e Pri Maggrih (Constanza), o elenco conta com diversos nomes conhecidos do circuito cultural de Mogi, como Manoel Mesquita Jr. (Paolo), Darlan Júnior (Abílio), Yas Guidela (Cecília), Vitor Renan (Akin), Michele Rufi (Odara), Vinicius Meloni (Constantino), Marcelly Carmelino (Amabile jovem) e Marcio Pial, além dos atores mirins compostos pelos irmãos Eloá e Vitor Tomasulo, Mayza Ellô, Samuel Campos, Gabriel Fellipe e Izabella Jacomo, artista mirim do bairro Novo Horizonte.
O curta é uma produção independente da Itapeti Filmes com apoio da Friends Group, Macalla Studios e Lokar Audiovisual, financiada por meio da Lei Paulo Gustavo do Governo de SP.
Sessões
O curta-metragem ‘A.mare’ será apresentado em quatro sessões de estreia, sendo três delas em Mogi. No dia 10 de abril (quinta-feira), às 19h30, o Theatro Vasques terá a exibição do filme. Esta sessão será dedicada à memória de Diego Banzatto, Diretor de Arte do curta que faleceu neste mês, com a exibição de outras obras em que também participou.
No dia 12 de abril (sábado), será a vez da Vila Taquarussu, no distrito de Quatinga. No dia 26 de abril (sábado), do Galpão Arthur Netto, às 19h30. Por fim, em 8 de maio (quinta-feira), o Cineteatro Wilma Bentivegna, em Suzano, recebe o curta também às 19h30.
Em todas as sessões, exceto na exibição em Taquarussu, haverá arrecadação de alimentos na entrada e uma roda de conversa com os produtores do filme. A programação é aberta para todos os públicos e gratuita.