Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A Escola Municipal Rural Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Tabor, em Mogi das Cruzes, foi a escolhida para ser a primeira do país a receber o projeto ‘Uma Escola Sustentável’.
Promovido pela organização sem fins lucrativos Tagma, com patrocínio da Fundação Norma e Leo Werthein, o projeto está implantando novos espaços na unidade, com recursos sustentáveis.
A escola está recebendo mais 210 m² de área construída com quatro novas salas, sendo uma multiuso, uma de aula, de direção e a de professores, além de dois banheiros e a ampliação do refeitório. Foram instaladas placas fotovoltaicas para energia solar e unidade escolar está sendo revitalizada. A iniciativa inclui ainda um teto verde e um sistema de tratamento de água, separando as águas cinzas (de pias e chuveiros) das negras (vindas de vasos sanitários). Os espaços da horta também foram ampliados.
A obra foi apresentada para a comunidade, pais, voluntários, educadores, técnicos e autoridades, durante um evento realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, nesta quarta-feira (11).
“Queremos transformar o Brasil a partir do Mogi. Acreditamos que se cada um de nós se posicionar como referência em algo transformador, podemos mudar a nossa casa, o nosso bairro, a nossa cidade, a nossa região e, por fim, o nosso país. Desejamos que essa transformação inspire outras cidades e, quem sabe, todo o Brasil”, afirmou o prefeito Caio Cunha, que esteve presente no evento.
“A construção da Escola Sustentável Municipal Rural Nossa Senhora da Conceição foi um projeto transformador. O projeto impulsionou a economia local e gerou um sentimento de orgulho e pertencimento na comunidade. Além disso, a participação ativa dos voluntários e dos moradores em diferentes etapas da construção fortaleceu o tecido social”, disse Darío Werthein, presidente da Fundação Norma e Leo Werthein, em sua participação no evento.
A Escola Municipal foi selecionada entre cerca de 30 escolas no Estado de São Paulo. Com o projeto, a unidade escolar passa a fazer parte da rede de escolas sustentáveis, sendo a quinta a receber o projeto na América Latina. A rede reúne países, como Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Peru. No Brasil, a iniciativa é coorganizada pelo Instituto A Cidade Necessita de Você e apoiado pela Sem Muros.