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2º lote da restituição do Imposto de Renda será pago nesta sexta; veja como consultar



Na próxima sexta-feira (30) será pago o 2º lote de restituição do Imposto de Renda, conforme calendário divulgado pela Receita Federal, que se iniciou em maio e vai até setembro de 2023.



De acordo com o órgão, no total, 5,1 milhões de contribuintes receberão R$ 7,5 bilhões no segundo lote de restituição. Todo o valor irá para contribuintes com prioridade no reembolso.



A maior parte das pessoas que receberão no 2º lote – 3.490.513 contribuintes – informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida.



O restante dos contribuintes têm direito à prioridade legal. São eles:



  • 130.088 idosos acima de 80 anos;
  • 978.397 idosos entre 60 e 79 anos;
  • 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave;
  • 468.889 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Calendário de restituição do Imposto de Renda

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 29 de setembro

Consulta à restituição do Imposto de Renda

A consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda pode ser realizada na página da Receita Federal na internet. O contribuinte deve clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”.

Além disso, é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.

Saque da restituição do Imposto de Renda

O pagamento do segundo lote de restituição do Imposto de Renda será realizado em 30 de junho, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração.

Caso a restituição não seja depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco.

Se o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição depois de um ano, deverá solicitar o valor no Portal e-CAC.

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