O 2º Festival João Pacífico de Música Caipira de Guararema está com inscrições abertas. Podem participar artistas do segmento sertanejo tradicional e raiz de todo o Brasil.
Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de Guararema, a iniciativa será realizada no mês de agosto e tem como objetivo preservar a memória de João Pacífico, um dos principais nomes da música sertaneja raiz.
Além disso, a proposta visa incentivar e difundir a produção musical desse segmento, bem como aprimorar e desenvolver a cultura musical, valorizar os artistas, os compositores e intérpretes, e promover o intercâmbio artístico-cultural, revelando novos talentos.
Cada participante pode inscrever até duas composições, mas apenas uma será classificada para a mostra, informou a Prefeitura de Guararema, acrescentando que, após o encerramento das inscrições, será feita uma triagem dos materiais enviados, e então uma comissão julgadora selecionará 13 músicas para a mostra, sendo três canções de compositores de Guararema e 10 de todo o território brasileiro.
De acordo com a administração municipal, os critérios de avaliação será além da análise da obra musical de modo geral, com profunda observação da letra, interpretação e arranjo musical da faixa.
Todas as canções selecionadas receberão um prêmio de R$ 2 mil cada, mais troféus e certificados em várias categorias, inclusive Prêmio Prata da Casa para a melhor canção de compositor local, melhor arranjo e melhor intérprete.
“Entendemos a música caipira como parte essencial da cultura de Guararema, que também guarda fortes relações com o turismo rural e com costumes como festas religiosas e tradicionais, onde o gênero sertanejo é sempre valorizado e associado”, disse o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori.
Como se inscrever
As inscrições vão até o próximo dia 25 (quinta-feira), e devem ser feitas pelo site do SIMCTur. Os artistas de Guararema devem estar obrigatoriamente cadastrados no Sistema de Indicadores e Mapeamento de Cultura e Turismo de Guararema (SIMCTur).
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: