O distrito de Sabaúna recebe, a partir das 15h deste sábado (23), o 3º Festival de Bandas e Fanfarras de Mogi das Cruzes, promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a AFABAMC (Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes) e com apoio da Secretaria de Cultura.
Alunos de seis escolas da cidade irão se apresentar no evento, que acontecerá em frente à Estação Ferroviária de Sabaúna e faz parte das comemorações pelos 397 anos do distrito, organizado pela Sociedade Amigos de Sabaúna (SAS).
Aberto ao público, o festival contará com a participação de bandas marciais da EE Profa Dora Peretti de Oliveira (Jardim Cintia), EM Coronel Almeida (Centro), EM Vereadora Astrèa Barral Nébias (Jundiapeba), EE Prof. Aristóteles de Andrade (Sabaúna) e EM Profa Maria Eugênia Fochi de Araújo (Parque Residencial Itapeti). A banda musical de marcha da EE Isabel Ferreira da Silva – Belinha (Vila Brasileira) também faz parte da programação.
As escolas integram o projeto Pra Ver a Banda Passar, promovido pela Secretaria de Educação com gestão da AFABAMC e apoio da Diretoria de Ensino – Região Mogi das Cruzes. Durante o evento, o público poderá conhecer um pouco mais da iniciativa e do outro projeto mantido pela Pasta, o Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola, com gestão da Sinfônica.
O festival terá a participação especial da Bamugua, Banda Marcial Municipal de Guararema, fundada em 2007 pela Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria de Cultura, como parte das comemorações do 108º aniversário da cidade. A corporação tem como regente o maestro Luís Ricardo de Toledo.
A Mogi Marching Band, criada em 2023 pela AFABAMC, irá encerrar o evento. O grupo mogiano promove o intercâmbio musical entre os alunos do projeto “Pra Ver a Banda Passar”.
A comemoração pelo aniversário de Sabaúna também terá atrações musicais no sábado (23) e no domingo (24), dia em que acontecerá o tradicional desfile das escolas e instituições do distrito, às 9h