Para quem vai ficar em Mogi das Cruzes no feriado desta quarta-feira (20), quando é celebrado o Dia da Consciência Negra, uma boa opção cultural é o espetáculo de dança ‘Fênix – Onde Nascem os Sonhos‘, que será exibido gratuitamente no Sesc Mogi, a partir das 16h, com classificação livre.
O espetáculo é uma obra de passinho que fala sobre a esperança dos corpos periféricos pela busca da felicidade. Trabalha com o inesperado de signos periféricos, observando a mistura de toques africanos que passeiam entre o acústico e o sampler, apresentando as mudanças das batidas e o crescimento dos bpms, em um olhar que vai do passado ao presente, que vive em constante mudança.
O espetáculo conta com trilha executada ao vivo por 11 músicos e um DJ. São 14 dançarinos das comunidades do Rio de Janeiro e São Paulo, que criam a obra tendo em mente uma pergunta: É possível fazer uma obra periférica que fale apenas sobre a felicidade?
A Passin Companhia de Dança surge da separação dos elencos e obras da Clarin Cia de Dança. Sendo assim, é a junção de dançarinos de passinho das capitais do Rio de Janeiro e São Paulo. Passinho esse que em março de 2024 foi reconhecido como Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro.
É uma companhia profissional que tem a cultura do passinho como fonte de pesquisa estética e temática para suas criações, buscando trazer questões relevantes à contemporaneidade, embasadas na essência do popular e do periférico, acreditando que a arte de um povo pode ser um instrumento para sua própria transformação social.
O Sesc Mogi das Cruzes fica localizado na Rua Rogério Tácola, 118, no bairro do Socorro.