A expectativa da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) é a de que as vendas da Black Friday em 2024 aumentem cerca de 5% em relação ao ano passado.
Próxima da sua 14ª edição no País, a data é cada vez mais estratégica para os vendedores, já que muitas pessoas esperam pela última sexta-feira de novembro para aproveitarem os descontos.
“O final do ano é repleto de oportunidades para o varejo, reunindo uma série de datas promocionais atrativas para os clientes. A Black Friday entrou para o calendário do comércio e é uma prévia das vendas de Natal e Ano Novo. Muitas pessoas aproveitam as ofertas para começarem a fazer as compras para as festas de fim de ano”, disse a presidente da ACMC, Fádua Sleiman.
De acordo com dados do Google em parceria com a Offerwise, 62% dos consumidores brasileiros pretendem ir às compras na data. E, segundo a consultora Neotrust Confi, que oferece soluções de inteligência para o e-commerce, o faturamento neste ano deve ser 9,1% superior ao registrado no ano passado, quando as lojas online venderam mais de R$ 8,5 bilhões.
Apesar do crescimento do comércio digital – os chamados e-commerce – Fádua diz que Mogi das Cruzes tem forte ligação com compras presenciais. “Os consumidores da cidade preferem fazer compras presencialmente para ver, tocar e sentir os produtos antes de adquiri-los, mesmo com o crescimento do e-commerce. Além disso, o atendimento presencial, que ajuda com as orientações sobre o produto, é um fator importante na decisão de compra. Os lojistas estão sendo orientados a realizarem uma venda confiável sem maquiagem de preços”, diz a presidente da ACMC, alertando, porém, que também é preciso estar preparado para as vendas digitais.
Fádua destaca, ainda, outros pontos que devem ser levados em consideração para se ter sucesso nas vendas: “Os empreendedores precisam estar com um estoque bom. Além disso, o engajamento da equipe é uma das peças mais importantes para o sucesso durante a Black Friday e em todo o ano, o que pode contribuir para resultados mais significativos”.
“A Black Friday não é apenas uma oportunidade para os consumidores economizarem, mas também um momento crucial para o comércio aumentar suas receitas e conquistar novos clientes”, conclui a presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes.