A Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugurou, neste sábado (14), no bairro do Rodeio, o Parque Airton Nogueira, que faz parte do conjunto de obras estruturantes do Programa Viva Mogi.
O equipamento tem 139.478,04 m² e conta com campo de futebol, quadras de areia, 2 quadras poliesportivas, 3 quadras de tênis, parcão (espaço destinado a pets), pergolados, Academia da Terceira Idade (ATI), playground, praça de convivência, parkour, paisagismo, drenagem, reservatório de água, pista de caminhada, ciclovia, sanitários e vestiários.
O estacionamento tem capacidade para 170 veículos. O parque também contará com sistema de micro-geração de energia fotovoltaico.
O investimento para construção do parque foi de R$ 10,8 milhões, com recursos financiados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
O horário de funcionamento do Parque Airton Nogueira é de segunda a sábado das 7h às 22h e domingo das 7h às 18h. O endereço é Avenida Antônio de Almeida, s/n.
Fotos do Parque Airton Nogueira
Fotos: Divulgação/PMMC
Airton Nogueira
Nascido em Mogi das Cruzes em 1944, Airton Nogueira foi comerciante e presidiu a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC). Em 1984, ele criou o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Mogi das Cruzes e Alto Tietê. Foi membro da tradicional Festa do Divino e atuou como voluntário na preparação do conhecido prato do afogado desde 1976.
Em 1998, ao lado da esposa Beth, foi capitão-de-mastro da Festa do Divino daquele ano. Atuou ainda como festeiro em 2002, presidiu a Associação Pró-Divino entre 2004 e 2008 e coordenou a barraca do Afogado desde 1998.
Foi diretor-fundador da Legião Mirim, diretor da Liga Mogiana de Futebol de Salão, conselheiro do União Futebol Clube e do Clube de Campo de Mogi das Cruzes (CCMC), além de ter sido integrante do Rotary Club Mogi-Centro.
O homenageado ainda fez parte das diretorias dos Clubes Vila Santista e Náutico. Foi diretor-executivo em Mogi das Cruzes do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo, além de membro da Regional do Sindicato dos Aposentados de Mogi.
Também foi presidente do Conselho da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e esteve no comando da Secretaria de Esportes de Mogi das Cruzes. Entre 2003 e 2007, foi provedor da Santa Casa do Município, tendo morrido em 2016, vítima de câncer.