O aumento do salário mínimo é um tema que costuma interessar a bastante gente, principalmente nos finais de ano, quando as discussões sobre o reajuste do piso nacional se intensificam.
Em 2025, o salário mínimo seguirá a regra de reajuste anual definida pelo governo federal em 2023, de acordo com a proposta da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o ano que vem.
Conforme a LDO apresentada ao Congresso Nacional, o salário mínimo 2025 pode aumentar para R$ 1.502, representando um reajuste de 6,37% ante o valor do salário mínimo atual (R$ 1.412).
É importante lembrar que o valor previsto para o piso nacional pode mudar até o ano que vem, considerando a regra de correção do salário mínimo, que incluiu a inflação do ano anterior e a variação positiva do PIB de dois anos atrás. O aumento oficial deve ser oficializado até o fim deste ano.
O salário mínimo 2025 deve guiar a remuneração de pelo menos 60 milhões de brasileiros, conforme estimativa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Entre os benefícios afetados pelas variações do salário mínimo estão a aposentadoria de beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o PIS Pasep, o BPC, o seguro-desemprego e o Minha Casa Minha Vida.