A ‘Operação Inverno’, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Mogi das Cruzes, que está em andamento desde o dia 1º de junho, tem o objetivo de reforçar o atendimento a pessoas em situação de rua no período de frio mais intenso.
A operação consiste na abertura do Ginásio Hugo Ramos para o acolhimento emergencial de até 30 pessoas por noite e seus animais de estimação, além da ampliação dos horários das equipes de abordagem social e o aumento no número de vagas nas unidades de acolhimento permanentes.
De acordo com a administração municipal, o Ginásio recebeu estrutura para acolher as pessoas em situação de rua. Além do pernoite, com camas, travesseiros e cobertores, as pessoas têm acesso à higienização, alimentação e também roupas, conforme doações. As roupas e agasalhos podem ser doados pela população, que deve levar os itens diretamente no local, a partir das 19h30.
A acolhida acontece a partir das 19h30 e o atendimento se encerra às 7h do dia seguinte. Antes de saírem, pela manhã, os acolhidos têm acesso a café da manhã.
Ainda segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o atendimento se dá por demanda espontânea – ou seja, as pessoas não precisam passar por triagem prévia.
A abordagem social à população de rua também opera com horário ampliado. As equipes estão atuando das 7h às 22h, incluindo finais de semana e feriados. O horário convencional em dias úteis era das 7h às 20h e das 8h às 17h aos sábados, domingos e feriados.
Durante as abordagens, os agentes sociais tentam conscientizar as pessoas a deixarem a situação da rua e ofertam e acolhimento nas unidades que prestam esse serviço, bem como encaminhamento a outros serviços.
A Prefeitura informou que as equipes atuam em locais previamente mapeados e também a partir de solicitações da comunidade, que podem ser feitas pelo telefone (11) 97096-0923.