O Microcrédito é uma modalidade de empréstimo que pode auxiliar muitos microempreendedores individuais (MEI) que desejam investir no negócio, com o objetivo de conquistar novos clientes.
O BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), por exemplo, trabalha com uma linha de microcrédito que oferece até R$ 20 mil a quem deseja empreender.
Por meio do BNDES Microcrédito é possível obter recursos para capital de giro e investimentos como obras civis, aquisição de máquinas e equipamentos novos ou usados, e compra de insumos e materiais.
Segundo o banco, para a concessão do empréstimo não são exigidas garantias reais, já que a maioria das transações tem como garantia o aval solidário.
Para solicitar o crédito é necessário ser pessoa física ou jurídica empreendedora de atividades produtivas de pequeno porte – que obtenham receita bruta igual ou inferior a R$ 360 mil em cada ano-calendário.
A taxa de juros do empréstimo é negociada entre o agente operador e o cliente, não excedendo 4% ao mês, já levando em consideração todos os encargos. A taxa administrativa, por sua vez, poderá ser cobrada pelo agente operador no ato da abertura de crédito, sem ultrapassar 3% sobre o valor do crédito.
Como fazer o Empréstimo BNDES
A solicitação do BNDES Microcrédito pode ser feita diretamente no Canal MPME. Basta preencher o formulário, informando a finalidade do crédito, valor desejado, faturamento da empresa e número do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).
Fique atento: o BNDES alerta que não credencia nem indica consultores (pessoas físicas ou jurídicas) como intermediários para facilitar, agilizar ou aprovar operações de crédito.
Para receber mais novidades sobre crédito e benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook, Telegram e WhatsApp