A programação desta fim de semana no Sesc Mogi das Cruzes conta com apresentações de música, teatro, circo, oficinas, vivências esportivas, além das atividades da semana mundial do brincar.
O destaque fica por conta do Trio Souza Eurico, que traz em seu repertório choros e sambas da Velha Guarda, dentre obras autorais e composições de grandes mestres.
Mestre Eurico, que dá nome ao trio, é o principal expoente vivo do choro e do samba da Velha Guarda na cidade de Mogi das Cruzes e no Alto Tietê. Com 84 anos de idade e mais de 60 anos atuando como músico, já acompanhou grandes nomes como Altamiro Carrilho, Luiz Gonzaga, Dona Ivone Lara, Zé Ketti, Nelson Sargento, Wilson Moreira, entre outros.
Também compõem o trio os músicos Paulo Henrique (PH), músico, multi instrumentista, compositor, arranjador, produtor musical e professor; e Jorge Bré, cantor, cavaquinista, violonista e percussionista.
Gratuita, a apresentação acontece neste domingo (21), das 16h às 17h15, na Tenda, sem necessidade da retirada de ingressos antecipadamente.
Confira a seguir o restante da programação do Sesc Mogi das Cruzes:
Teatro
Festa de Inauguração
- Dia 19, sexta-feira, das 20h às 21h10| Dia 20, sábado, das 20h às 21h10| Galpão| Retirada de ingressos 1 hora antes de cada apresentação| 12 anos
Em agosto de 2011, uma reforma por infiltração no teto do Salão Verde do Congresso Nacional revelou mensagens escritas a lápis nas paredes que ficam entre o forro e a laje. O registro foi feito por operários em 1959, ano anterior à abertura do prédio. O grupo Teatro do Concreto parte desses escritos, alusivos a um futuro melhor para o país e à crença nas instituições democráticas, para realizar em cena uma série de reflexões sobre o ato de destruir e reconstruir – ciclo constante na humanidade.
Fundado em 2003, o Teatro do Concreto é um grupo de Brasília com artistas interessados em dialogar com a cidade e seus significados simbólicos e reais. Assume a diversidade e a pesquisa como princípios de gestão e composição artística.
Circo
Boa Noite
- Dia 20, sábado| Das 16h às 16h50| Tenda
Em um circo antigo e pobre, Surubim, um limpador de jaula que sente muito desvalorizado, tenta fugir da opressão do dono do circo e abandonar a vida de sofrimento, mas na tentativa de partida é impedido por sua mala, que representa a ancestralidade e a história do circo e dos palhaços.
Seu Nicolas, o dono do circo, promete que após uma boa noite de sono Surubim se tornará um aprendiz de artista. Porém, ele irá enfrentar todo tipo de dificuldades: falta de sono, medo de escuro, fome, medo de fantasma e outros empecilhos.
Oficinas
Agbalá conta: mediação de leitura
- Até 28 de maio, sábados e domingos| Das 10h às 12h e das 13h30 às 16h30| Alameda Arborizada
O Grupo abre sua cabaça e revela livros da literatura infantojuvenil preta. O público terá contato com obras que trazem histórias tradicionais africanas, afro-brasileiras em autorais que trazem representatividade negra para o universo infantil.
Semana Mundial do Brincar
O Livro das Folhas
- Dias 20 e 21, sábado e domingo| Das 10h30 às 12h30 ou das 14h às 16h| Sala do Curumim
Atividade que privilegia, através do brincar, o contato com árvores e folhas do SESC Mogi das Cruzes. Cada criança irá registrar em seu livro, as folhas que forem coletadas no dia da atividade. Vamos descobrir as folhas e suas propriedades?
Hospital de Brinquedos
- Dias 20 e 21, sábado e domingo| Das 13h às 17h| Espaço de Tecnologias e Artes [ETA]
O Hospital de Brinquedos funciona como um espaço onde as pessoas, desde colecionadores adultos até crianças, podem trazer seus brinquedos para uma manutenção que será realizada por “doutores”. Nesse espaço com diversas ferramentas e materiais, os participantes que tiverem interesse também poderão aprender sobre a manutenção de brinquedos. É necessário trazer os brinquedos para conserto.
Pigmentos da terra
- Dia 21, domingo| Das 10h às 12h e das 14h às 16h| Centro de Educação Ambiental [ETA]
A proposta dos encontros é oferecer às crianças e às famílias experiências de pintura natural e mineral, usando os tons das terras coletados na região. A vivência ocorrerá de forma espontânea, onde os materiais estarão a disposição dos participantes, que serão orientados a produzir a tinta, a pintar e desenhar sobre um painel.
Vivências Esportivas
A Inclusão Social por meio da corrida
- Dia 20, sábado, das 9h às 11h| Ponto de encontro: gramado esportivo| 16 anos| Sem inscrição prévia
A atividade propõe como foco principal dar visibilidade a ações sociais que trazem a corrida de rua como motivação, buscando por meio desta modalidade, a apropriação e reconhecimento do bairro . Pretende também despertar o olhar e senso critico para a cidade, apresentar-se como um mecanismo de aproximação com a comunidade e atrair o público jovem-adulto à permanência da atividade física de de maneira regular, a partir de uma prática corporal democrática.
Vivência de Beisebol
- Dias 20 e 21, sábado e domingo| Das 14h às 17h| A partir de 5 anos
O beisebol teve seu primeiro jogo oficial no distante ano de 1846 em Nova York. Trazido ao Brasil no início do século XX, conquistou muitos praticantes até hoje. É uma modalidade que exige precisão e trabalha coordenação motora, agilidade e reflexos rápidos. Nessa ação realizaremos uma vivência com Beisebol Inflável e praticar seus fundamentos
Cuba e o Beisebol
- Dias 20 e 21, sábado e domingo| Das 14hàs 17h
O beisebol teve seu primeiro jogo oficial no distante ano de 1846 em Nova York. Trazido ao Brasil no início do século XX, conquistou muitos praticantes até hoje. É uma modalidade que exige precisão e trabalha coordenação motora, agilidade e reflexos rápidos. Demonstração com o jogador cubano Carlos Muñoz.
Serviço
- Sesc Mogi das Cruzes
- Endereço: Rua Rogerio Tácola, 118, Bairro do Socorro, Mogi das Cruzes, SP
- Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 13h às 22h ; Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: