Categorias
MOGI DAS CRUZES

CPTM: Expresso Turístico com destino a Mogi é ampliado e pode ganhar vagão-restaurante



A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que, a partir de março, vai incorporar um novo veículo à frota do Expresso Turístico, passando a oferecer mais 88 assentos nas viagens para Mogi das Cruzes, Jundiaí e Paranapiacaba.



De acordo com a companhia, o novo carro foi adquirido e totalmente reformado, com recuperação das poltronas, pintura (dentro e fora do vagão), polimento e a reformulação de toda a comunicação visual do carro.

“Com essa nova conquista, estamos animados para fazer, ainda mais, parte da programação cultural e turística das cidades”, diz Natalia Melo, Gerente de Novos Negócios da CPTM. “Nossa proposta é oferecer aos nossos passageiros experiências únicas e é por isso que criamos uma unidade de negócios dedicada ao Expresso Turístico. A visão comercial trará atividades diferenciadas nas viagens, aliando ao serviço várias oportunidades para empresas e marcas”, explica.  



Como parte do plano de ampliação dos serviços, a CPTM ressalta a possível incorporação – ainda em 2023 – de um vagão-restaurante, que será restaurado para incrementar uma nova experiência aos passageiros. 



Desde 2009, o Expresso Turístico oferece três roteiros de viagens: Paranapiacaba, Jundiaí e Mogi das Cruzes, sempre com partidas da Estação da Luz. Ao longo desses 13 anos de operação, o Expresso Turístico tem integrado pontos turísticos ao longo da malha férrea com o objetivo de promover e valorizar a história da ferrovia. Segundo a CPTM, do início da operação até dezembro de 2022, o serviço atendeu cerca de 174,8 mil passageiros.

Em novembro, iniciaram as vendas e emissão dos ingressos online (pelo site e aplicativos de celulares) com a parceria da Sympla. Dessa maneira, a CPTM consegue fomentar ainda mais as viagens turísticas. “Antigamente, para as pessoas adquirirem suas passagens, tinham que ir presencialmente no guichê da Estação Luz, o que dificultava na logística para alguns. Com a modernização na compra dos ingressos, os turistas conseguem reservar seus bilhetes com antecedência e, assim, programam melhor sua viagem”, ressalta Luiz Libério, Chefe de Departamento de Novos Negócios da CPTM. 

O passeio do Expresso Turístico é feito em uma locomotiva a diesel, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd – Mafersa nos anos 60 e que foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). 

Atualmente, o embarque é realizado às 8h30 da plataforma 4 da Estação Luz e o retorno das cidades visitadas é às 16h30. No total, são 176 poltronas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira). 

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis:

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Compartilhe essa notícia: