Categorias
EMPREGOS

Concurso PM SP 2022: Vunesp abre inscrição para 2.700 vagas de soldado



Um novo concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo) foi aberto pelo Governo de SP nesta sexta-feira (4). O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou o edital do certame, que vai selecionar 2.700 soldados para atuar no policiamento ostensivo nas unidades da Polícia Militar do Estado de São Paulo.



O despacho do governador autorizando a realização do concurso havia sido publicado no DOE em 15 de junho de 2022.



A remuneração básica inicial para o cargo de Soldado PM 2º de classe é de R$ 3.875,27, incluindo o salário-base, o Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) e o valor de insalubridade.



São atribuições do cargo o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas modalidades de policiamento, sempre primando pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, direitos humanos e de gestão pela qualidade.



Apostila para soldado da PM SP
Caderno de questões para soldado da PM SP

Quem pode fazer o concurso da PM SP?

Os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio ou equivalente, ser brasileiros e ter entre 17 e 30 anos. É necessário estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares e ser habilitado para condução de veículo motorizado entre as categorias “B” e “E”.

Tatuagens são permitidas, desde que não faça alusão à discriminação, violência ou seja ofensiva à PM ou aos direitos humanos.

As mulheres interessadas necessitam de altura mínima de 1,55 metro e os homens, de 1,60 m. Para tomar posse, os candidatos deverão ter sido aprovados em todas as etapas do concurso público.

Inscrição no concurso da PM SP

Os interessados devem realizar as inscrições, exclusivamente, pela internet, por meio do site da Fundação Vunesp, a partir das 10h de hoje até às 23h59 do dia 20 de dezembro de 2022.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 57,00 que deve ser paga até o 1º dia útil subsequente ao término do período das inscrições.

Processo seletivo para soldado

A seleção da PM/SP para soldado conta com provas objetivas, prova dissertativa – redação, exames de aptidão física; exames de saúde; exames psicológicos; avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade; e análise de documentos.

As provas objetiva e dissertativa serão realizadas no dia 4 de setembro. A primeira será composta por 60 questões de múltipla escolha das disciplinas de língua portuguesa; matemática; conhecimentos gerais; informática; e noções de administração pública. Já a outra cobrará a elaboração de uma redação de tema a ser informado no momento da prova.

Os exames serão aplicados em 11 cidades: Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e São Paulo. A opção pela cidade de aplicação das provas deve ser feita durante a inscrição.

O curso de formação será realizado na Escola Superior de Soldados “Coronel PM Eduardo Assumpção” e tem duração média de um ano.

Prepare-se para o concurso da PM SP

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Compartilhe essa notícia: