Serão realizados, esta semana, os depósitos referentes ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Os pagamentos estão previstos para quarta-feira (31) e contemplarão contribuintes que entregaram a declaração do IR até o fim de maio, além de restituições de anos anteriores.
De acordo com a Receita Federal, serão liberados R$ 6 bilhões a 4.462.564 contribuintes. Desse total, R$ 265.909.045,61 serão pagos aos contribuintes com prioridade legal, sendo 7.855 idosos acima de 80 anos; 60.575 entre 60 e 79 anos; 5.514 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 25.854 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
O restante do lote será destinado a 4.362.766 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 30 de maio deste ano.
A restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Como consultar se vou receber?
A consulta para saber se foi contemplado pelo 4º lote de restituição do Imposto de Renda foi liberada na última quarta-feira (27) e pode ser feita no site da Receita Federal. O contribuinte deve clicar no campo ‘Meu Imposto de Renda’ e, em seguida, ‘Consultar Restituição’.
A consulta também pode ser realizada no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.