Categorias
BRASIL

Concurso INSS: autorizada abertura de 1.000 vagas para técnico



Foi publicada, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (13), portaria da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, que autoriza a realização do Concurso INSS para o preenchimento de 1.000 vagas de técnico do seguro social.



A responsabilidade pela realização do concurso será da presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), “a quem caberá editar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários”, diz ainda o documento.



O prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de seis meses, contado a partir desta segunda-feira, o que significa que o documento tem que ser divulgado até o fim de 2022. Neste período, o órgão vai constituir a comissão organizadora do certame e contratar a empresa que ficará responsável pela aplicação das provas.



Técnico do INSS

O cargo de técnico do seguro social requer ensino médio completo e conta com remuneração inicial de R$ 5.447,78, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.



O técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Prepare-se para o concurso do INSS

Último concurso do INSS

O concurso anterior do INSS foi realizado em 2015, com uma oferta de 950 vagas: 800 para técnico e 150 para analista – serviço social. A banca organizadora foi o Cespe/UnB. A seleção registrou 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social.

Os candidatos ao cargo de técnico foram submetidos a uma prova objetiva, contendo 120 questões das seguintes disciplinas:

  • Ética no Serviço Público;
  • Regime Jurídico Único;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Informática; e
  • Conhecimentos Específicos. 

Confira a prova e gabarito do último concurso para técnico do INSS (2015)

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: