O Bolsa Empreendedor, benefício do Bolsa do Povo que oferece auxílio a empreendedores informais em situação de vulnerabilidade de SP, está com inscrições abertas para 130 mil vagas em todo o estado.
Sob gestão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a ação está estruturada em três pilares de oferta aos cidadãos: curso de qualificação empreendedora, formalização (MEI) e bolsa-auxílio de R$ 1.000, dividida em duas parcelas de R$ 500.
Os cursos são do programa Empreenda Rápido, em parceria com o Sebrae. Eles têm uma semana de duração, com carga horária média de 10 horas, e serão realizados no formato online. As instruções para acesso ao curso (data, horário e acesso a sala virtual) serão enviadas pelo Sebrae via SMS ou e-mail.
O programa é aberto a todos os desempregados ou informais, mas a prioridade é para mulheres, jovens, pretas(os), pardas(os), indígenas ou PCD.
Quem pode participar
- Alfabetizados
- Maiores de 18 anos
- Desempregados ou MEI
- Morador do Estado de SP
Vagas prioritárias
- Pessoas com baixa renda
- Mulheres
- Pretas, pardas ou indígenas
- Jovens (18-35 anos)
- Pessoas com deficiência
Cadastro no Bolsa Empreendedor
As inscrições poderão ser realizadas entre março e setembro de 2022, por meio do site do Bolsa do Povo. Os cursos serão ofertados de abril a outubro de 2022.
De acordo com o Governo de SP, mensalmente os selecionados serão informados por e-mail e SMS, e chamados a participar do programa no mês seguinte. Quem não for chamado, mas for elegível, segue para a lista de espera nos próximos meses.
Em caso de dúvidas, entre em contato na Central de Atendimento pelos telefones 0800 7979 800 (segunda a sexta, das 8h às 18h), (11) 98714-2645 – WhatsApp (atendimento eletrônico 24h).
Cartão Bolsa do Povo SP
Se você já completou as duas primeiras etapas do programa (curso de empreendedorismo e formalização), para receber sua bolsa-auxílio, você irá utilizar o Cartão do Bolsa do Povo.
De acordo com o governo estadual, o processo de distribuição dos cartões está funcionando desta forma:
- Você será informado pelo governo, via SMS ou e-mail, quando seu cartão estiver disponível para retirada. Se você for a algum ponto de retirada antes de receber esta comunicação oficial não há garantia que você conseguirá retirar seu cartão
- Em cidades com unidades do Poupatempo, você retirará seu cartão no Poupatempo.
- Em cidades sem unidades do Poupatempo, você retirará seu cartão no CRAS.
- Observação: O processo de distribuição de cartões pode sofrer alterações durante o programa. Caso tenha dúvidas, entre em contato com o 0800 do Bolsa do Povo para obter as informações atualizadas.
Receba mais notícias sobre benefícios sociais entrando em nosso Grupo no Facebook ou Canal no Telegram