Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi das Cruzes tem um terço da população vacinada com a 1ª dose contra Covid-19



A cidade de Mogi das Cruzes atingiu, nesta sexta-feira (25), a marca de 150 mil primeiras doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas, o que equivale a um terço da população mogiana, que é de aproximadamente 450.785 habitantes, segundo a última estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).



Os dados da administração municipal indicam que, até a manhã de hoje, 150.397 pessoas haviam recebido a primeira dose do imunizante, sendo que 49.055 já receberam inclusive a segunda. Os números incluem as três vacinas disponibilizadas até o momento pelo Governo do Estado: Coronavac, Pfizer e Astrazeneca.



Somente nas últimas duas semanas, 50 mil mogianos foram vacinados conta o coronavírus, número que foi impulsionado pela megaoperação com 36 horas ininterruptas de imunização, realizada entre os últimos dias 18 e 19.



“É uma marca muito importante porque desde a primeira dose já se inicia a proteção do indivíduo contra casos graves e mortes. Mas é importante que toda população não baixe a guarda e mantenha os cuidados pessoais como uso de máscara, distanciamento social e higiene constante das mãos”, diz a secretária municipal de Saúde, Andréia Godoi.



Vale ressaltar que a efetiva imunização contra a Covid-19 somente se dá alguns dias após a aplicação da segunda dose da vacina.

Ainda de acordo com os dados da Prefeitura de Mogi das Cruzes, do total de vacinados com a primeira dose até o momento, 62.157 são idosos, 38.358 pessoas com comorbidades ou deficiência, 25.033 população em geral, 16.224 trabalhadores da saúde, 8.121 trabalhadores da educação e 304 estão divididos entre indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência residentes em RI, população de rua, metroviários, motoristas e cobradores de ônibus.

Confira abaixo o gráfico com a evolução da vacinação em Mogi das Cruzes:

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Segundo a administração municipal, neste sábado (26), haverá vacinação para diversos grupos que já agendaram a aplicação no sistema Clique Vacina ao longo da semana. A imunização ocorrerá nos dois drive-thru, no Cempre de Jundiapeba, em UBS’s e no Pró-Mulher para atender pessoas com 47 anos ou mais sem comorbidades, pessoas com comorbidades e/ou deficiência permanente grave a partir de 18 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da Educação e Transporte (Motoristas, cobradores e transportador escolar) com 18 anos e + com QR code emitido pelo Estado que indique Mogi como município de vacinação, e taxistas com credencial e alvará da Prefeitura de Mogi dentro da validade. Haverá, ainda, aplicação de segundas doses da Astrazeneca e Coronavac conforme aprazamentos. 

O agendamento online continua pelo site http://www.cliquevacina.com.br . Para receber a dose no local, o cadastrado deve comparecer munido de documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de endereço. 

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Compartilhe essa notícia: