Categorias
MOGI DAS CRUZES

Cidades do Alto Tietê recebem primeiro lote da vacina contra a gripe



Os municípios do Alto Tietê recebem, esta semana, o primeiro lote de vacina para dar início à Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza). A imunização começa na próxima segunda-feira (12) em todo o país, com a distribuição dos grupos prioritários em três etapas.



Nesta etapa inicial serão vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.



A coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), Adriana Martins, falou sobre os desafios e dificuldades que os municípios devem enfrentar na operacionalização simultânea de duas campanhas de vacinação: Influenza e Covid-19. “Os municípios têm pela frente grandes desafios na logística, definição de locais para vacinação, composição de equipes e comunicação de duas campanhas simultâneas, sendo que a campanha contra a Influenza se inicia no mesmo dia em que começa a vacinação dos trabalhadores da Educação contra a Covid-19”, disse Adriana, que citou também as dificuldades em ambas as campanhas diante da falta de comunicação do Governo do Estado e atraso em informações importantes.



A coordenadora ressaltou, ainda, que a vacinação contra a Influenza é muito importante pois atua preventivamente, reduz a circulação do vírus e evita uma sobrecarga ainda maior nos hospitais, que já vem sofrendo para atender a demanda de pacientes com Covid-19. “Ambas as vacinas são importantes e uma não substitui a outra, no entanto é recomendável às pessoas que estejam infectadas ou com suspeitas de coronavírus que aguardem a recuperação antes de buscar a dose contra o vírus Influenza, evitando uma possível disseminação do vírus”, disse ela.



De acordo com o Ministério da Saúde, a aplicação das duas doses simultaneamente não é recomendada e a vacinação contra a Covid-19 deve ser priorizada.

Próximas etapas

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe se inicia no dia 11 de maio, com a imunização de idosos acima de 60 anos e dos professores serem vacinados.

Já a terceira etapa da campanha acontece entre o dia 9 de junho a 9 de julho, quando serão vacinadas as pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e do exército, funcionários do sistema prisional, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: