Categorias
ALTO TIETÊ

Após aprovação na Alesp, Arujá e Suzano se tornam Municípios de Interesse Turístico

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, nesta quarta-feira (27), em sessão extraordinária, projetos de lei que concedem o título de Município de Interesse Turístico (MIT) para 70 cidades paulistas. Entre elas estão Arujá e Suzano, que passam a integrar o seleto grupo de municípios com reconhecimento oficial de seu potencial turístico, em uma medida que deve impulsionar o desenvolvimento econômico, cultural e social da região.


A votação histórica contou com a assinatura coletiva de 92 dos 94 deputados estaduais. O presidente da Alesp, deputado André do Prado, destacou a relevância da decisão: “Estamos mostrando a importância do turismo para o nosso estado, que representa cerca de 10% do PIB paulista. Quando todos se unem e pensam no coletivo, as coisas acontecem. Esse é o objetivo desta Casa: a união pelo bem da coletividade.”

Leia também:  Prazo para cadastramento no Passe Livre Estudantil de Suzano termina no próximo dia 30

Com a aprovação, São Paulo passa a ter 214 Municípios de Interesse Turístico, além das 70 estâncias já reconhecidas. Os MITs são cidades com potencial de atrair visitantes e que, a partir da titulação, podem receber recursos estaduais para investimentos em infraestrutura, capacitação e promoção de atrativos locais.

Arujá: a “Cidade Natureza” na rota turística

Em Arujá, a conquista do selo MIT foi comemorada pelo prefeito Luis Camargo, o Dr. Camargo, que ressaltou o esforço coletivo da gestão municipal e dos órgãos estaduais para alcançar o reconhecimento. “Nossa cidade entrou definitivamente na rota turística do Estado de São Paulo por ter seu potencial reconhecido. Agradeço ao presidente da Alesp, André do Prado, ao secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, e ao nosso secretário municipal Renan Lucena pelo empenho nessa conquista”, afirmou.

Leia também:  Suzano alcança 60% de iluminação por LED com mil unidades instaladas em março

Conhecida como “Cidade Natureza”, Arujá tem apostado em projetos de valorização ambiental e cultural. A oficialização como MIT permitirá ao município pleitear recursos para melhorias na infraestrutura turística, revitalização de parques, criação de novas rotas e capacitação de profissionais. A expectativa é de que a medida estimule a economia local, com a abertura de novos empreendimentos e a geração de empregos.

Suzano: quase uma década de mobilização

Suzano também celebrou a aprovação do Projeto de Lei que a transforma em Município de Interesse Turístico. O atual prefeito, Pedro Ishi, acompanhou a votação ao lado do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi, do secretário municipal Mauro Vaz e do secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

O reconhecimento foi resultado de um processo iniciado em 2017, durante a gestão de Ashiuchi, e que contou com articulação política do deputado Estevam Galvão, falecido em 2023, além do trabalho do presidente da Alesp, André do Prado.

Leia também:  ‘Suzano Mais Emprego’ divulga 683 novas vagas de trabalho esta semana

“Vimos de perto a luta para concretizar esse sonho, que foi realizado quando nosso município se mostrou pronto para dar esse passo. É uma grande satisfação ser o prefeito da cidade neste momento histórico”, comemorou o prefeito Pedro Ishi.

Entre os atrativos turísticos que consolidaram Suzano como candidata ao MIT estão o Templo Budista Nambei Shingonshu Daigozan Jomyoji, a Capela Nossa Senhora da Piedade, o Parque Magic City, o Parque Max Feffer, o Parque do Mirante, praças temáticas como a Cidade das Flores e a Sol Nascente, além de pesqueiros, haras, templos religiosos e o Blue Beach Thermas Park.

Com a titulação, Suzano poderá captar investimentos e ampliar sua infraestrutura turística, fortalecendo a identidade cultural e promovendo melhorias que impactem diretamente a qualidade de vida da população.

WhatsApp Logo Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba notícias da sua cidade pelo celular!

Fique ainda mais perto das notícias de sua cidade seguindo o Notícias de Mogi no Instagram e no Google Notícias

Compartilhe essa notícia:
Leandro Cesaroni

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP