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A Secretaria de Assistência Social de Mogi das Cruzes, por meio do programa Conduz, está com inscrições abertas para interessados em receber a Bolsa Auxílio. Trata-se de um auxílio individual, no valor mensal de 40% do salário mínimo (cerca de R$ 600), previsto na Lei 7901, de 22 de março de 2023 e com duração de seis meses.
De acordo com a administração municipal, o objetivo do Bolsa Auxílio é dar suporte financeiro às pessoas que iniciam seus planos de negócio, de forma que elas tenham condições de seguir empreendendo, sem que suas necessidades essenciais fiquem desatendidas.
A continuidade do recebimento está vinculada à participação no acompanhamento do programa Conduz e os recursos, bem como as responsabilidades administrativas, ficam a cargo da Secretaria Municipal de Assistência Social.
O Conduz – Programa Municipal de Geração de Trabalho e Renda tem por objetivo identificar o potencial produtivo dos territórios de vulnerabilidade social, organizar grupos de desenvolvimento de habilidades para inserção no mundo do trabalho e atuar como articulador intersetorial para aproximar o público prioritário das demais políticas públicas ligadas à integração ao universo do trabalho.
Também são atribuições do programa garantir acesso a cursos e qualificação profissional, fomentar o acesso a oportunidades de trabalho e geração de trabalho e renda, bem como a programas como Jovem Aprendiz, articular com os serviços e as organizações da sociedade civil que compõem a rede socioassistencial para o desenvolvimento de grupos de geração de trabalho e renda, além de disponibilizar espaços de produção e comercialização para que esses grupos se capacitem e se fortaleçam.
Os requisitos para inscrição são: não ter recebido a bolsa previamente, ser acompanhado pelo programa Conduz no processo de incubação social, estar inscrito no Cadastro Único e ter um modelo de negócio individual ou coletivo. Como critérios de avaliação, serão considerados a apresentação do modelo de negócio, a coerência e a viabilidade do modelo de negócio, o negócio em execução e a menor renda familiar em caso de empate.
Ainda segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, para contribuir com a elaboração do modelo de negócio, o programa oferecerá três atividades de formação na Incubadora Social, sendo a primeira no dia 23 de junho, com apoio do Sebrae e tendo como tema modelo de negócio. Ela será das 9h às 12h. Já a segunda, marcada para 4 de julho, também das 9h às 12h, será sobre mentoria do modelo de negócio, em parceria com o setor de sustentabilidade da Suzano SA. A terceira e última será com a equipe do próprio programa Conduz, no dia 8 de julho, sobre economia solidária.
Os candidatos inscritos deverão apresentar o Modelo de Negócio no dia 25 de julho, na Incubadora Social de Jundiapeba, 9h às 12h. Na ocasião, os modelos serão avaliados pelo programa e os parceiros, conforme previsto em lei. No dia 1 de agosto de 2025, será divulgado o resultado final, com os 20 aprovados.
Como se inscrever
As inscrições para a Bolsa Auxílio do Programa Conduz devem ser feitas até o dia 10 de julho, diretamente na Incubadora Social de Jundiapeba.
Critérios para inscrição para o Bolsa Auxílio em 2025
- Não ter recebido a bolsa fomento anteriormente;
- Ser acompanhado pelo programa no processo de incubação social;
- Estar inserido Cadastro único;
- Ter um modelo de negócio individual ou coletivo
Critérios de avaliação para a concessão do Bolsa Auxílio
- Apresentação do modelo de negócio;
- Coerência, viabilidade do modelo de negócio;
- Negócio em execução;
- Menor renda familiar em caso de empate.
Atividades de formação
Assessoria com o SEBRAE
- Tema: Modelo de negócio.
- Data: 23 de junho;
- Horário das 9h às 12h
Assessoria com a setor de sustentabilidade da Suzano SA
- Tema: Mentoria do Modelo de negócio
- Data: 4 de julho
- Horário das 9h as 12h
Assessoria com o CONDUZ
- Tema: Economia Solidária
- Data: 8 de Julho
- Horário das 9h as 12h