Categorias
ALTO TIETÊ

Governo de SP assina contrato de concessão das linhas 11, 12 e 13 de trens da CPTM

Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba notícias da sua cidade pelo celular!

O Governo de SP oficializou nesta quinta-feira (22) a assinatura do contrato de concessão patrocinada do Lote Alto Tietê com a empresa Trivia Trens, pertencente ao Grupo Comporte Participações S.A. O acordo, coordenado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), foi divulgado no Diário Oficial.


A concessão engloba as linhas 11–Coral, 12–Safira e 13–Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), além da gestão do Serviço Expresso Aeroporto, que liga a capital ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.


Fruto do leilão realizado na bolsa B3, o contrato estabelece uma Parceria Público-Privada (PPP) com duração de 25 anos. Com a formalização do contrato, inicia-se um prazo de 60 dias até que ele entre em vigor legalmente e produza efeitos operacionais. Após isso, será iniciada uma fase pré-operacional, com duração de um ano, voltada à capacitação de equipes, integração de tecnologias e transição gradual da operação das linhas da CPTM para a nova concessionária. Nessa etapa também serão conduzidos estudos de resiliência climática e estratégias para reduzir riscos diante de eventos climáticos extremos, priorizando a segurança do sistema ferroviário.

Leia também:  CPTM anuncia fim do 'loop' de trens na Estação Suzano da Linha 11-Coral

Finalizado esse período, começa a fase operacional, que se estende até o término do contrato. Inicialmente, será feita uma operação assistida, com duração de 12 meses, em que a CPTM acompanhará a atuação da empresa concessionária. Após esse intervalo, tem início a operação comercial plena, com a gestora privada assumindo totalmente o controle da operação. A fiscalização do contrato será responsabilidade da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo).

Melhorias previstas


Segundo o governo estadual, a concessão prevê aportes que somam R$ 14,3 bilhões. Entre as principais intervenções previstas estão a construção de 10 novas estações, a modernização de outras 24 e a reconstrução integral de mais quatro. O projeto também contempla a expansão de mais de 20 quilômetros de trilhos. A Linha 11–Coral será prolongada até a Estação Cezar de Sousa, em Mogi das Cruzes. Já a Linha 12–Safira chegará até Suzano, e a Linha 13–Jade será estendida aos bairros Gabriela Mistral, na zona leste paulistana, e Bonsucesso, em Guarulhos.

Leia também:  CPTM anuncia fim do 'loop' de trens na Estação Suzano da Linha 11-Coral

Além da ampliação, a concessão também prevê a redução nos intervalos entre os trens, segundo o Governo do Estado de São Paulo.

Compartilhe essa notícia: