Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!
A Caixa Econômica Federal já liberou mais de R$ 900 milhões de empréstimo consignado para CLT, oficialmente chamado de Crédito do Trabalhador, desde o início da operação, em 21 de março.
De acordo com informações da instituição financeira, foram mais de 77 mil clientes de todos os estados brasileiros, com uma taxa média de 2,5% ao mês.
A partir desta sexta-feira (25), clientes da Caixa poderão contratar o empréstimo diretamente no App Caixa, na funcionalidade “empréstimos”, além da opção de fazer uma simulação na CTPS Digital, o que simplificará o processo e tornará a linha de crédito mais acessível.
Além disso, a liquidação de dívidas provenientes de outras instituições financeiras tem previsão de ser disponibilizada a partir de 6 de maio, permitindo ainda mais opções e benefícios ao trabalhador.
Empréstimo consignado para CLT
O Crédito do Trabalhador é uma operação de crédito comercial. A MP 1092/25, que alterou a Lei 10.820/03, atualizou a operação de crédito consignado privado com novas condições para as instituições financeiras.
Agora, trabalhadores com carteira assinada (CLT) podem contratar empréstimos com desconto em folha de pagamento diretamente com instituições financeiras habilitadas. A operação oferece taxas de juros mais acessíveis e prazos de pagamento mais longos, com desconto automático da parcela no salário, reduzindo o risco de inadimplência.
A principal vantagem é a facilidade de contratação, já que a aprovação costuma ser mais rápida e os critérios de análise de crédito, mais flexíveis. O crédito pode ser utilizado para diferentes finalidades, como quitação de dívidas, investimentos pessoais ou emergências financeiras.
O valor máximo da contratação depende da sua margem consignável disponível, que é o valor do seu salário disponível para ser usado no pagamento das parcelas do empréstimo. A margem consignável máxima para empregados regidos sob a CLT (carteira assinada) é de 35% da renda líquida, ou seja, você pode comprometer até 35% do valor que efetivamente recebe após todos os descontos obrigatórios e voluntários do seu pagamento, tais como: imposto de renda, INSS, contribuições sindicais, descontos de benefícios (vale transporte, plano de saúde etc.), outros consignados (se houver).
Como contratar
- Direto no App CAIXA – menu: Empréstimos > Crédito do Trabalhador. Basta preencher os dados solicitados e solicitar seu empréstimo.
- App CTPS Digital:
- Acesse o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital);
- Toque no ícone de Empréstimos;
- Toque em Faça uma Simulação e preencha as informações de valor do empréstimo e quantidade de parcelas;
- Toque em Simular Empréstimo e marque a caixa de autorização para compartilhamento dos seus dados trabalhistas e financeiros;
- O App Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) disponibilizará uma simulação com a taxa média de juros do consignado privado, de acordo com informações do Banco Central;
- Após a simulação, toque em Solicitar Propostas de Empréstimo para enviar o seu pedido e acompanhe o retorno das Instituições Bancárias na opção Propostas de Empréstimo Recebidas;
- Em até 24h você receberá propostas de empréstimo personalizadas. Depois é só escolher a proposta da CAIXA e tocar no botão Contratar.
- WhatsApp CAIXA – Atendimento Remoto;
- Atendimento presencial – unidades da rede física de Agências CAIXA.