Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A Central de Achados e Perdidos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) recebeu 9.199 objetos no ano de 2024 vindos das estações do Alto Tietê (tanto da Linha 11-Coral quanto da Linha 12-Safira), o que representa um crescimento de 2,6% em relação aos 8.967 itens recebidos em 2023.
De acordo com os dados divulgados pela companhia, do total registrado no ano passado, 6.309 itens, ou 68,5%, correspondiam a documentos, enquanto 2.890, ou 31,5% eram objetos como celulares, guarda-chuvas ou outros itens.
“A nossa taxa de devolução de itens encontrados no Alto Tietê também permaneceu em níveis altos: no ano passado a CPTM devolveu 3.001 itens, ou 32,6% do total”, afirma Viviane Vizioni, Chefe do Departamento de Relacionamento com o Passageiro da companhia, responsável pelo recebimento, cadastramento, armazenamento e eventual devolução de tudo o que é perdido pelos passageiros das cinco linhas da companhia.
Segundo as informações da CPTM, a estação que mais registrou a perda de objetos e documentos foi Suzano: 1.702 itens, com taxa de devolução de 29,6%.
No total, Central de Achados e Perdidos da CPTM recebeu 68.181 objetos no ano de 2024, o que representa um crescimento de 0,21% em relação aos 68.035 itens recebidos em 2023 e de 12,9% em comparação a 2022 (60.407).
Do total registrado no ano passado, 44.791 itens, ou 65,7%, correspondiam a documentos, enquanto 23.390, ou 34,3% eram objetos como celulares, guarda-chuvas ou outros itens comuns, mas também uma bicicleta, um aspirador de pó ou até mesmo uma cadeira de rodas infantil.
Todos os objetos entregues na central ficam armazenados por até 60 dias. É neste período que os empregados atuam para achar o dono e, quando estes não são localizados, os itens são encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, entidade social mantida pelo Governo de SP. No caso dos documentos, a maioria é devolvida aos órgãos expedidores, e os cartões de banco são destruídos.
A Central de Achados e Perdidos da CPTM está localizada na estação Palmeiras-Barra Funda (Linha 7-Rubi) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Atende também pelo 0800 055-0121 ou pelo e-mail [email protected].