Categorias
ALTO TIETÊ

Suzano apreende mais de 250 garrafas de bebidas irregulares durante ‘Operação Metanol’


A Prefeitura de Suzano realizou, na última semana, a “Operação Metanol”, uma ação conjunta entre a Guarda Civil Municipal (GCM), a Vigilância Sanitária, o Setor de Fiscalização de Posturas e as Polícias Civil e Militar. O objetivo foi verificar a emissão e a posse de notas fiscais em estabelecimentos que comercializam bebidas, especialmente destilados.


De acordo com a administração municipal, a operação percorreu regiões do centro, sul e norte da cidade, incluindo bares e adegas, e resultou na apreensão de 252 garrafas de destilados e 122 copinhos de cachaça de 50 mililitros sem comprovação de origem.


A iniciativa foi motivada pelo aumento de casos de intoxicação e mortes causadas por metanol presente em bebidas falsificadas em diferentes cidades do país.


Ao todo, 11 locais foram fiscalizados, com apreensões realizadas em cinco deles — nas regiões da Vila Urupês, Jardim Ikeda, Jardim Revista, Parque Buenos Aires e centro de Palmeiras. Segundo a Prefeitura de Suzano, em todos os casos, as equipes encontraram produtos sem registro ou sem comprovação de procedência. Além das apreensões, os comerciantes foram orientados sobre a importância de comprar apenas de fornecedores regularizados e manter as notas fiscais em dia.


“Nosso trabalho é preventivo e educativo. A ingestão de bebidas com metanol pode causar graves danos à saúde, como cegueira e até morte. Por isso, estamos atuando para retirar do mercado qualquer produto suspeito e orientar os comerciantes sobre as normas sanitárias”, disse a diretora da Vigilância Sanitária de Suzano, Carmen Lúcia Lorente.

O secretário de Saúde, Diego Ferreira, ressaltou a importância da integração entre os setores municipais. “A saúde pública também passa pela segurança alimentar e pela qualidade dos produtos consumidos. Esse tipo de fiscalização é essencial para evitar tragédias e garantir que o suzanense tenha acesso a produtos seguros”, afirmou.

A Prefeitura informou que novas ações de fiscalização estão previstas, com o intuito de coibir o comércio irregular e proteger a população contra riscos à saúde.

Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba notícias da sua cidade pelo celular!

Fique ainda mais perto das notícias de sua cidade seguindo o Notícias de Mogi no Instagram e no Google Notícias

Compartilhe essa notícia:
Sair da versão mobile