Categorias
BRASIL

Saque do PIS Pasep 2025 pode ser efetuado até dezembro; veja como


Os trabalhadores que têm direito ao abono salarial do PIS/Pasep em 2025 devem ficar atentos ao prazo para realizar o saque do benefício. De acordo com o calendário estabelecido pelo governo federal, os pagamentos começaram em fevereiro e podem ser efetuados até 31 de dezembro de 2025. Após essa data, os valores não sacados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O abono é destinado a trabalhadores que exerceram atividade com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias em 2023, receberam até dois salários mínimos de remuneração média e estão inscritos no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos. Além disso, é necessário que os dados tenham sido corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial.


O valor do PIS/Pasep varia de acordo com o tempo de trabalho no ano-base, podendo chegar a até um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.518. Quem trabalhou os 12 meses de 2023 recebe o valor integral, enquanto quem atuou por período menor terá direito proporcional.

Como consultar e sacar


O saque pode ser realizado de diferentes formas. No caso do PIS, destinado a trabalhadores da iniciativa privada, os pagamentos são feitos pela Caixa Econômica Federal e podem ser consultados pelo aplicativo Caixa Tem ou pelo App Caixa Trabalhador. Já o Pasep, voltado a servidores públicos, é pago pelo Banco do Brasil, que disponibiliza consulta no aplicativo ou no portal da instituição.


Para retirar o dinheiro, o trabalhador pode utilizar o cartão social em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, ou fazer a transferência diretamente via aplicativo. No Banco do Brasil, a opção também pode ser feita via TED ou PIX para qualquer conta em nome do beneficiário.

Compartilhe essa notícia:
Sair da versão mobile