Categorias
ALTO TIETÊ

Prefeitura de Suzano resgata 67 animais vítimas de maus-tratos no Jardim Revista


A Prefeitura de Suzano realizou nesta segunda-feira (13) uma operação conjunta que resultou no resgate de 67 animais vítimas de maus-tratos em uma propriedade localizada na rua Vênus, no Jardim Revista. A ação foi desencadeada após denúncia de criação ilegal e mau cheiro provenientes do local, onde foram encontrados 44 porcos, dois perus, cinco galos, três frangos, seis galinhas e sete patos.


De acordo com as equipes municipais, os animais eram mantidos em condições precárias de higiene e manejo, em desacordo com as normas ambientais e sanitárias. Foram lavrados autos de infração devido à insalubridade e ao risco sanitário, e o caso foi encaminhado às autoridades policiais para apuração de possível crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).


Segundo a administração municipal, a proprietária do imóvel será responsabilizada administrativamente e multada pelas irregularidades. Já o responsável direto pelos maus-tratos responderá civil, administrativa e criminalmente.


A operação foi coordenada pela Controladoria Geral do Município e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Departamento de Fiscalização de Posturas, da Vigilância Sanitária e do setor de Controle de Zoonoses. A Guarda Civil Municipal (GCM) e o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) também participaram, garantindo a segurança das equipes e o cumprimento das medidas legais. Os animais resgatados foram levados para um abrigo, onde receberão os cuidados necessários.


O secretário de Meio Ambiente de Suzano, André Chiang, destacou a importância da ação para o bem-estar dos animais e da população. “Nós demos todo o apoio necessário à operação para evitar que os animais continuassem sendo submetidos a essa condição e também para que a população não fosse mais prejudicada por conta do mau cheiro no local”, afirmou.

O controlador geral do município, César Braga, reforçou o compromisso da administração com o combate a práticas ilegais. “Tivemos uma mobilização compatível com a gravidade do cenário que constatamos. Por isso, tomamos as providências que eram necessárias após serem verificadas as irregularidades que estavam sendo cometidas naquele endereço. Mais uma vez, mostramos que a população pode contar com nosso trabalho para interromper práticas ilegais ocorridas na cidade”, ressaltou.

Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba notícias da sua cidade pelo celular!

Fique ainda mais perto das notícias de sua cidade seguindo o Notícias de Mogi no Instagram e no Google Notícias

Compartilhe essa notícia:
Sair da versão mobile