Categorias
ALTO TIETÊ

Prefeitos do Alto Tietê pedem retorno de linhas da EMTU ao governo estadual



Prefeitos do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) estiveram reunidos, no final da tarde de quinta-feira (25), com o secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, para solicitar o retorno prioritário das linhas intermunicipais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) que faziam a ligação das cidades da região com a capital paulista.



Os prefeitos de Guararema, Adriano Leite, e de Poá, Gian Lopes, argumentaram com o secretário que, desde o final de maio, quando a mudança foi implantada, milhares de usuários de ônibus enfrentam transtornos no deslocamento para o trabalho. Isto porque 10 linhas que partiam das cidades de Poá, Ferraz de Vasconcelos e Guarulhos para pontos distintos de São Paulo foram interrompidas.



“Essa mudança obriga os usuários a utilizarem mais de duas conduções para chegar ao destino, ocasionando maior tempo de viagem e, principalmente, gastos a mais porque as nossas cidades não possuem integração tarifária com o sistema de trens”, explicou o presidente Adriano Leite.



O secretário Baldy disse que as linhas foram interrompidas em decorrência de uma portaria da cidade de São Paulo, que impede a circulação de ônibus intermunicipais no seu território. Entretanto, segundo o Condemat, ele se mostrou sensível ao problema do Alto Tietê e adiantou que avaliará possíveis alternativas.



“Esperamos uma solução o quanto antes porque são muitos usuários do Alto Tietê prejudicados, sem contar os de outras regiões da Grande São Paulo onde também teve interrupção das linhas que faziam a conexão com a Capital”, afirmou o prefeito Gian Lopes.

A audiência do Condemat com o secretário Baldy foi articulada pelo deputado estadual André do Prado, coordenador da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê. Ele reforçou o apelo para retomada das linhas da EMTU. “É essencial a volta dos itinerários para atender a população do Alto Tietê”, disse o deputado.

Na reunião foram tratados também outros assuntos relacionados ao transporte público no Alto Tietê, entre eles, investimentos na melhoria das estações de trem (CPTM) da linha 12-Safira, em Itaquaquecetuba.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: