Categorias
ALTO TIETÊ

Cidades do Alto Tietê anteciparão feriado de Corpus Christi para esta sexta (22)



Por consenso, os prefeitos das dez cidades do Alto Tietê decidiram atender parcialmente a solicitação do Governo de São Paulo e vão antecipar para essa sexta-feira, dia 22, o feriado de Corpus Christi, originalmente em 11 de junho.  



De acordo com o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), a antecipação do feriado de Corpus Christi para essa sexta-feira será adotada pelas cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.



A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que encaminhou um projeto de lei à Câmara dos Vereadores para que a alteração seja feita na cidade. O projeto foi considerado objeto de deliberação e será analisado pelas comissões permanentes do Legislativo. A previsão é que a votação ocorra na sessão desta quarta-feira (20).



O Governo do Estado também decidiu pela antecipação do feriado de 9 de julho, em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) votará, nesta semana, a proposta de antecipação, para todo o Estado, do feriado para a próxima segunda-feira, dia 25 de maio. Com isto, a região do Alto Tietê deverá ter quatro dias sucessivos com atividades ainda mais reduzidas, de sexta-feira até segunda-feira. A expectativa é de que a medida possibilite aumentar as taxas de isolamento social e, desta forma, diminua o contágio do coronavírus.



Na capital, propostas da Prefeitura de São Paulo pediram à Câmara Municipal autorização para antecipar dois feriados municipais, que seriam remarcados para quarta (20) e na quinta (21). Caso os vereadores aprovem o pedido da Prefeitura de São Paulo e a Assembleia Legislativa vote a favor da proposta do Estado, tanto o Prefeito Bruno Covas como o Governador João Doria decretarão ponto facultativo para o funcionalismo público na sexta (22), com o objetivo de encadear seis dias com taxas mais altas de isolamento social na capital, cidade brasileira com mais casos da doença até o momento.

O Secretário Estadual Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional) disse que solicitaria aos prefeitos e prefeitas da Grande São Paulo, interior e litoral que adiantassem dois feriados locais para os próximos dias 26 e 27 de maio.

“Os prefeitos do Condemat, após avaliar os prós e contras e, principalmente, consultar as entidades que representam os setores produtivos, decidiram por uma proposta intermediária. Atendemos a solicitação do Estado, pois entendemos a importância de todos os esforços para conter a doença, mas também não esgotamos todos os feriados agora, pois eles são importantes mais lá na frente para alguns setores, como o do turismo”, ressalta o presidente do Condemat, Adriano Leite, prefeito de Guararema.

A opção pela antecipação do feriado para essa sexta-feira acompanha outras regiões, como a do Grande ABC, e considera também o fato de que o Governo do Estado e a Capital de São Paulo vão decretar ponto facultativo neste dia.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, agradeceu aos prefeitos do Condemat pela decisão conjunta de antecipar um feriado municipal (o pedido inicial do Estado era para dois feriados municipais) e ressaltou a importância da medida para conter o avanço do coronavírus no Estado, em especial, na Região Metropolitana.

Vinholi se comprometeu, mais uma vez, com apoio das Polícias para reforçar a fiscalização nas cidades de Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis e Santa Isabel, por conta do grande fluxo de turistas que buscam esses municípios por conta das represas e das chácaras.  

Corpus Christi é um feriado religioso municipal, adotado em todo o país. Mesmo com a antecipação da data, a Igreja Católica deverá manter as celebrações no dia 11 de junho. O bispo diocesano, Pedro Stringhini, ressaltou que está de acordo com a decisão dos prefeitos, pois as celebrações religiosas acontecem independente de feriados. “Os prefeitos estão antecipando o feriado civil e não a celebração religiosa”, ressaltou o bispo à presidência do Condemat.

Confira as últimas notícias sobre coronavírus em Mogi das Cruzes e Região

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP