A Campanha de Multivacinação segue em andamento em Mogi das Cruzes com o objetivo de atualizar as cadernetas de imunização de crianças, adolescentes e jovens de 0 a 19 anos. Neste ano, a ação foi ampliada e inclui, entre outras doses, a vacina contra o HPV.
A iniciativa faz parte da estratégia nacional de intensificação da vacinação, promovida pelo Ministério da Saúde, para garantir que todas as faixas etárias estejam com as vacinas em dia. Estão disponíveis nas salas de imunização todas as vacinas previstas no calendário oficial, aplicadas de acordo com a necessidade individual de cada pessoa.
Entre os imunizantes oferecidos estão BCG, Hepatite B, Penta, Poliomielite inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C e ACWY, Influenza, Covid-19, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, DTP, Hepatite A e HPV. As doses são aplicadas conforme as idades e esquemas preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A campanha ocorre até o final de outubro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades da Estratégia Saúde da Família (ESFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Nas unidades com horário estendido — Alto Ipiranga, Vila Suíssa, Santa Tereza, Vila Natal, Ponte Grande e ESF Nova Jundiapeba — o atendimento vai até as 18h. A vacinação não será realizada nas UBSs que passam por reformas neste mês: Jardim Maricá, Jundiapeba, Braz Cubas, Jardim Ivete, Mineração e Jardim Camila.
Para receber as vacinas, é necessário apresentar documento com foto, CPF e a caderneta de vacinação original. Quem perdeu o documento deve procurar uma sala de imunização para solicitar a segunda via e atualizar as doses.
Entre as ações de destaque está a convocação dos alunos das redes estadual e municipal de ensino. Os estudantes estão sendo orientados a comparecer à unidade de saúde mais próxima para verificar o esquema vacinal, principalmente das vacinas indicadas para adolescentes: HPV (9 a 19 anos), Dengue (10 a 14 anos) e Meningite ACWY (11 a 14 anos).
“A vacinação é a forma mais segura e eficaz de proteger nossas crianças, adolescentes e jovens contra doenças graves e evitáveis. Cada dose representa cuidado individual e um compromisso coletivo com a saúde da comunidade”, afirmou a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi.
A chefe da Vigilância em Saúde, Lilian Peres Mentes, reforçou que as vacinas contra a Covid-19 e a gripe já fazem parte do calendário de rotina para crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses. “Mesmo quem está com as outras vacinas em dia, mas não recebeu essas doses, tem a caderneta considerada atrasada. Também é fundamental a dose contra a febre amarela, especialmente diante de casos confirmados em animais na região do Alto Tietê”, alertou.
Fique ainda mais perto das notícias de sua cidade seguindo o Notícias de Mogi no Instagram e no Google Notícias
