Categorias
MOGI DAS CRUZES

Câmara e Prefeitura de Mogi definem protocolos para retomada de restaurantes



A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes sediou, na manhã de quinta-feira (25), reunião da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que acompanha a retomada econômica, do Comitê Gestor de Retomada Gradativa de Atividades Econômicas criado pela Prefeitura e representantes do segmento de restaurantes e pizzarias. A reunião teve como objetivo discutir os protocolos sanitários que o setor deverá adotar quando o município avançar para a fase amarela do Plano SP e puder liberar o funcionamento destes estabelecimentos pelo prazo inicial de seis horas – a atualização dos níveis de quarentena será anunciada pelo governador João Doria às 12h45 desta sexta.



O Protocolo Sanitário para Mogi das Cruzes, destinado a todos os segmentos comerciais, foi feito com base no disponibilizado pelo Governo do Estado de São Paulo. Para os restaurantes e similares, os principais pontos do protocolo são: estabelecimentos que trabalhem com self-service devem definir funcionários específicos para servir os clientes, mantendo o máximo de distanciamento possível; higienizar utensílios com frequência e utilizar embalagens apropriadas; o estabelecimento deve fornecer máscaras e demais produtos de higienização, como álcool em gel 70%, para que seus entregadores possam fazer a higiene adequada de suas mãos, máquinas de cartões e bags de transporte, entre outros.



A Câmara reforçou que o Protocolo do Governo Estadual é somente uma base. As especificidades de cada local podem ser negociadas com seus respectivos segmentos. “A opinião de vocês empresários e os detalhes que podem ser colocados podem ajudar e fazer a diferença. Vamos continuar com esse trabalho, que é muito importante”, pontuou o vereador Marcos Furlan (DEM).



As demandas do grupo sobre o fracionamento das seis horas diárias de funcionamento e o conceito sobre o atendimento ao ar livre serão encaminhadas ao Centro de Contingência do Estado de São Paulo e a Comissão responsável pelo Plano São Paulo, afirmou a Prefeitura.



O presidente da Câmara, vereador Sadao Sakai (PL), em sua explanação, parabenizou o trabalho da Prefeitura e falou sobre a importância da flexibilização das atividades econômicas da cidade. “Sabemos da dificuldade que os empresários têm enfrentado, principalmente após os noventa dias de pandemia. Não conseguiremos suportar mais e ficar fechados nesse momento. Estamos trabalhando para que haja essa flexibilização”, afirmou Sakai.

O vice-prefeito Juliano Abe (MDB), presidente do Comitê Gestor, falou sobre a implementação dos protocolos e sobre o processo de decisão da sociedade. “Devemos seguir alguns critérios e o objetivo do comitê é fazer um planejamento horizontal, ou seja, democratizar as nossas decisões. Todos nós temos as obrigações de participar de maneira direta desse processo de deliberação”, pontuou.

Abe ainda falou sobre a necessidade dos empreendedores de aprenderem os protocolos sanitários “Nosso objetivo é nos aperfeiçoarmos na curva de aprendizado dos protocolos sanitários. Nosso interesse é fazer a nossa economia ser retomada, mas com saúde e segurança”, complementou.

O vereador Francimário Vieira Farofa (PL) fez o uso da palavra para enaltecer o trabalho do Legislativo no processo da retomada do comércio. “A gente tem trabalhado nesses três meses para a reabertura responsável e gradual da economia local, mas temos um decreto do Estado a seguir, visando a segurança das pessoas nesse momento de pandemia”, ressaltou.

O Comitê Gestor de Retomada Gradativa de Atividades Econômicas, criado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, vem se reunindo com representantes de diversos segmentos de serviços para a construção de protocolos sanitários para quando novas flexibilizações forem permitidas pelo Governo do Estado, dentro das fases do Plano São Paulo. Nesta semana foram atendidos os segmentos de quadras de futebol, salões de beleza e restaurantes e pizzarias.

Confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e Região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: